I Conferência Municipal de Saúde Mental

Rede de atenção à criança e ao adolescente

Serviços Próprios e Conveniados

1. Priorizar políticas de atenção à criança e ao adolescente, de acordo com o ECA. Elaborar diagnóstico populacional que inclua aspectos epidemiológicos, sociais, econômicos, educacionais, ambientais e outros, de modo a permitir o planejamento e implementação das políticas sociais e de saúde.

2. Garantir que os editais de concursos públicos para contratação de profissionais de saúde para atendimento a crianças e adolescentes contemplem exigência de especialização na área de saúde mental infantil.

3. Efetivar a implantação de uma rede de atenção à criança e ao adolescente, nos diversos níveis local, regional e municipal, desenvolvendo trabalho preventivo e terapêutico, incluindo propostas sócio-educativas com a articulação e a responsabilização entre os diversos setores como a Educação, Assistência Social, Cultura, Esporte, a comunidade e organizações não governamentais.

4. Equipar e adequar as Unidades de Referência: CEVI, CRAISA, SADA, CRIAD e Reabilitação Física, que atuam na atenção à criança e ao adolescente, inclusive na sua estrutura física, quando se fizer necessário.

6. Efetivar a contratação de profissionais qualificados para a demanda infanto-juvenil, de acordo com diagnóstico levantado, priorizando a equipe do SADA, com posterior descentralização.

7. Criação de equipamentos de Saúde Mental e potencialização dos existentes qualificados para a demanda.

8. Estabelecer políticas visando a abertura de estágios a serem realizados nos Centros de Saúde e referências.

9. Disponibilizar transporte que atenda as necessidades das equipes de Saúde Mental, das U.B.S. para atender a criança e adolescente.

10. Dispor de veículos que atendam a uma escala, contemplando a necessidade dos serviços de referência ao atendimento da criança e do adolescente.

11. Efetivar a participação do apoiador técnico em Saúde Mental na construção coletiva de projetos terapêuticos, em permanente discussão com a equipe.

12. Adequar recursos materiais e vale transporte para os usuários e acompanhantes, a critério da equipe.

13. Buscar parcerias junto à iniciativa privada para capacitar e contratar como aprendiz portadores de deficiência.

14. Realizar seminário intersetorial para abordar a situação de meninas e meninos estruturados na rua, em situação de risco, onde se discuta a adequação dos abrigos para acompanhamento 24 horas dessas crianças e a criação de novos equipamentos junto à comunidade, como casas abertas, casas abrigo e centros de convivência.

15. Agilizar a implantação do Projeto Intersetorial, para atender adolescentes dependentes químicos estruturados na rua, no prazo de 60 dias.

16. A saúde mental, como parceiro da área da criança e do adolescente, vai articular uma política de integração, responsabilizando o CMDCA por adequação dos abrigos de acordo com o ECA, num prazo de 24 meses.

17. Garantir o atendimento em saúde mental especializado à criança e ao adolescente vítima de violência doméstica, especialmente abuso sexual, nas UBS, nos abrigos e nos serviços de urgência e emergência.

18. Constituir os serviços de referência como espaço para pesquisa e formação, com controle social, além da normatização de um conselho de pesquisa.

19. Contratação e capacitação de auxiliares de enfermagem para o acompanhamento de crianças e adolescentes em situação de crise, para evitar internação.

20. Promover a intersetorialidade para a realização de oficinas de arte (música, teatro, dança, videoteca, biblioteca, parque de diversões, etc.), oficinas de brincadeiras e práticas esportivas para diferentes faixas etárias e com a participação das famílias.

21. Reordenar o fluxo existente, criar e implementar cursos profissionalizantes e oficinas para adolescentes com maior vulnerabilidade, encaminhados pelos serviços de referência.

22. Integrar e capacitar os moradores da 3ª idade (aposentados) para desenvolver atividades na comunidade, visando a convivência destes com as crianças e adolescentes nos espaços públicos.

 

Anterior Índice Próxima