Plenária Municipal de Saúde

3.1. A intersetorialidade das ações de saúde

Propostas de Diretrizes

As diretrizes estão sintonizadas e harmonizadas numa concepção que busca a intersetorialidade, podendo ser desenvolvidas com efetividade na medida em que o debate seja estabelecido franca e objetivamente em torno da construção solidária da saúde como bem público e do SUS como propriedade coletiva. 

3.1.2. Recuperar e fortalecer os princípios da Reforma Sanitária, em especial a ampliação do conceito de saúde como qualidade de vida.

3.1.3. Produzir informações científicas que fortaleçam as evidências sobre os determinantes e condicionantes intersetoriais na produção de problemas de saúde.

3.1.4. Criar mecanismos de articulação intersetorial, como por exemplo, um fórum interministerial, para a promoção da saúde como qualidade de vida.

3.1.5. Criar e implementar uma agenda intersetorial de Governo que rompa com as políticas setorizadas e que trabalhe tanto com as diretrizes das Conferências Nacionais (assistência, saúde, educação, cultura, etc.) como com ações práticas conjuntas evitando a sobreposição de recursos e que garanta agilidade das práticas das políticas sociais, articulando os Ministérios do Meio Ambiente, Educação, Trabalho, Cidades, etc.

3.1.6. Fortalecer a gestão democrática do SUS com co-responsabilização dos setores sociais e econômicos do Governo com a saúde da população e a qualidade de vida.

3.1.7. Buscar a universalização das políticas sociais, garantindo a priorização dos grupos mais vulneráveis.

 

Anterior Índice Próximo