Plenária Municipal de Saúde

3.2. A organização da atenção à saúde

Propostas de Diretrizes

A articulação das três esferas do Governo torna-se necessária para atender a organização de modelos de atenção capazes de responder a essa complexidade na estruturação e implementação de uma rede baseada nas seguintes diretrizes:

3.2.1. Ampliar o acesso da população às ações e serviços voltados à promoção, proteção e recuperação da saúde, em todos os níveis de complexidade, com fortalecimento da rede pública, possibilitando, ao mesmo tempo, mudanças essenciais no modelo de atenção.

3.2.2. Implantar a atenção básica, tendo o Programa de Saúde da Família como principal estratégia da rede de serviços, baseada nos pressupostos citados acima e que contemple os aspectos da promoção e da resolução da grande maioria dos problemas de saúde da população, fortemente articulada com o planejamento local e regional.

3.2.3. Estruturar serviços de média complexidade que sejam complementares a atenção básica garantindo a sua resolutividade e qualidade.

3.2.4. Estruturar uma rede de urgência e emergência, da pequena à grande urgência, passando pelos serviços pré-hospitalares, articulada a rede geral de serviços de saúde.

3.2.5. Estruturar um setor de alta complexidade que rompa com o princípio da oferta de serviços e se oriente pela demanda gerada pela necessidade dos usuários.

3.2.6. Estruturar a atenção hospitalar, com mudança da demanda espontânea aos hospitais, em uma perspectiva de articulação e complementaridade da rede de serviços, adequando os pequenos hospitais aos sistemas locais de saúde e modificando sua forma de financiamento.

3.2.7. Desenvolver a gestão dos riscos relativos aos produtos e processos de interesse para a saúde e garantia da qualidade e segurança das tecnologias de saúde e uso racional, intensificando as ações de vigilância em saúde, com a articulação das vigilâncias epidemiológica, de saúde do trabalhador e meio ambiente.

3.2.8. Estruturar e organizar o atendimento do SUS nas grandes metrópoles.

 

Anterior Índice Próximo