Plenária Municipal de Saúde

4.2. O trabalho na saúde

Propostas de Diretrizes

4.2.11. Priorizar, no SUS, a gestão do trabalho e da educação em saúde .

4.2.12. Criar e implementar estruturas de gestão do trabalho e de educação em saúde nos estados e municípios, bem como de escolas técnicas e de saúde pública do SUS.  

4.2.13. Implementar uma política de desprecarização do trabalho em saúde onde os vínculos trabalhistas e previdenciários são precários.  

4.2.14. Instituir Plano de Carreiras, Cargos e Salários do SUS, onde o trabalho passe a ser encarado como Carreira de Estado.  

4.2.15. Desenvolver ações e criar instrumentos que visem a humanização das condições e das relações de trabalho e entre profissionais e usuários.  

4.2.16. Implantar Mesa Nacional, Estaduais e Municipais Permanentes de Negociação do SUS ligadas aos respectivos Conselhos de Saúde para resolução de conflitos ligados às relações de trabalho.  

4.2.17. Regular as profissões e incentivar a mudança na formação técnica, de graduação e pós-graduação subordinadas às necessidades de saúde da população e diretrizes do SUS.  

4.2.18. Subordinar a abertura de cursos à necessidade de profissionais de acordo com as características regionais, sociais, econômicas e epidemiológicas, e as diretrizes de organização da atenção.  

4.2.19. Implementar educação permanente dos trabalhadores da saúde, dos agentes sociais da saúde e dos gestores.  

4.2.20. Implementar os Pólos de Educação Permanente, com participação de todos os setores envolvidos.

4.2.21. Implantar residências integradas em saúde, serviço civil profissional e estágio de vivência no SUS.  

4.2.22. Criar condições legais para o tratamento isonômico dos servidores estaduais e federais, quando desenvolvem suas atividades no nível municipal.  

4.2.23. Ampliar o limite imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal para gastos com pessoal.  

4.2.24. Mudar o enfoque da atenção à saúde do trabalhador, criando espaços de convivência que possibilitem suporte à saúde física e mental dos trabalhadores, investindo nos programas de motivação e humanização.

 

Anterior Índice Próximo