Plenária municipal de Saúde Bucal e de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde

Ciência, tecnologia e inovação em saúde

A Plenária Municipal de Saúde Bucal e de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde de Campinas aprovou, na íntegra, o documento base da 2ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde e acrescentou as seguintes propostas:

1. Criar e melhorar as condições de trabalho e pesquisa para a manutenção dos pesquisadores formados no país, no seu campo de atuação e de preferência na região de formação, com aumento nos investimentos na área de pesquisa e tecnologia em saúde.

2. Criar métodos de avaliação dos projetos de pesquisa e seu impacto sobre a sociedade com intuito de selecionar os projetos a serem financiados, dando preferência ao fomento de trabalhos com resultados de interesse da população.

3. Descentralizar e regionalizar os processos de avaliação e financiamento de pesquisa, aprovando com prioridades àqueles que garantam resultados práticos e científicos vinculados às realidades locais.

4. Pensar estrategicamente a saúde pública e não somente o caráter econômico, sendo dever do Ministério da Saúde apontar as prioridades da população para encaminhamento e distribuição das verbas para pesquisa e tecnologia.

5. Construir parcerias com outros ministérios para otimizar as pesquisas, aumentando o volume das mesmas para a área da saúde onde haja interesse social.

6. Utilizar o poder de compra do estado para direcionar a produção e inovação tecnológica na área de saúde.

7. Priorizar como meta de gestão a educação, ciência e tecnologia.

8. Avaliar periodicamente a produtividade e qualificação dos recursos humanos para pesquisa.

9. Priorizar a qualidade dos trabalhos científicos que recebem financiamento público em relação a quantidade.

10. Priorizar a criação e manutenção de linhas de pesquisa importantes na área de saúde.

11. Regulamentar a participação de representantes dos órgãos fomentadores de pesquisa no fórum nacional de ciência e tecnologia para saúde.

12. Instituir metas e diretrizes junto aos órgãos fomentadores de pesquisa.

 

Anterior Índice