Trabalhos do I Seminário Municipal de Enfermagem

Antecipadamente nos desculpamos com os autores por realizarmos pequenas alterações na formatação de seus trabalhos e esclarecemos que se fizeram necessárias para fins de impressão e reprodução.
comissão científica do I Seminário Municipal de Enfermagem – realizado em Campinas pela SMS, nos dias 11 e 12 de Maio

COMO O AMBULATÓRIO DE ESPECIALIDADES DO HOSPITAL MUNICIPAL DR.. MARIO GATTI PRESTA SERVIÇOS À COMUNIDADE

Dednis Cristina Bussolin
Valéria Cristina Jodjahn Figueiredo
Instituição: Hospital Municipal Dr. Mario Gatti.

 O Ambulatório de Especialidades (AE) do Hospital Municipal Dr. Mario Gatti (HMMG), está inserido na organização funcional do Hospital, embora não esteja ocupando a mesma planta fisica há quase três anos.

No Ambulatório de Especialidades existe à disposição da população, vinte e oito especialidades divididas em Clinicas e Cirúrgicas.

O Ambulatório de Especialidades atende o paciente que necessitou de internação ou atendimento no pronto socorro do HMMG dando continuidade ao seu tratamento; o paciente que foi encaminhado pelo Posto de Saúde e, ainda, o paciente que procurou as especialidades com livre demanda para ter seu tratamento iniciado/continuado.

Atualmente o AE atende em média 6383 consultas, 769 curativos, 164 pequenas cirurgias, 1042 Raio X, 80 eletrocardiogramas e 498 procedimento na sala de gesso por mês.

Em relação aos recursos humanos, contamos com 126 médicos, uma supervisora de enfermagem, uma enfermeira, dezesseis auxiliares de enfermagem, três auxiliares de gesso, um supervisor administrativo, um supervisor clínico, onze auxiliares administrativos, cinco funcionários para serviço de limpeza e dois seguranças.

O AE oferece aos pacientes a possibilidade de chegar ao final do tratamento em uma estrutura que lhe ofereça além de segurança, diversidade de especialidades clínicas, acaso seja necessário, sem os riscos e custos de uma internação hospitalar prolongada.

Tendo em vista tal realidade e, por acreditar que a interação e o comportamento da equipe multidisciplinar e funcionalidade do AE, influencia na satisfação do cliente, nos preocupamos em avaliar a qualidade do atendimento e direcionar nossos esforços para uma melhoria contínua deste.

Classificação temática: 10 Supervisão de Enfermagem.

Índice

Página atualizada em Setembro / 2001