Trabalhos do I Seminário Municipal de Enfermagem

Antecipadamente nos desculpamos com os autores por realizarmos pequenas alterações na formatação de seus trabalhos e esclarecemos que se fizeram necessárias para fins de impressão e reprodução.
comissão científica do I Seminário Municipal de Enfermagem – realizado em Campinas pela SMS, nos dias 11 e 12 de Maio

Programa de Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids em Trabalhadores do Sexo no AMDA – Campinas/SP

Heloisa Maria Lelis de Castro Rossani
Enfermeira – Ambulatório Municipal de DST e AIDS
 

Em 1994, o Ambulatório Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis/AIDS da Prefeitura Municipal de Campinas verificou que na região central do município, onde o serviço se localiza, existia grande concentração de trabalhadores do sexo atuando. Em posse dos dados epidemiológicos que apontavam para um maior risco de incidência e prevalência das DST/HIV/AIDS nessa população específica, optou-se por criar um programa específico para essa clientela no serviço de referência, criando vínculo de porta de entrada direta e acessível, no sentido de interferir preventivamente na cadeia de transmissão.

A centralização inicial do programa no AMDA, garantiu o acolhimento adequado a essa clientela, sabidamente discriminada socialmente, inclusive nos aparelhos de assistência à saúde.

Objetivos

-  Determinar a cota semanal de condom a ser distribuída;

-  Oferecer atendimento individual por equipe multiprofissional e atender as queixas  Apresentadas;

- Realizar aconselhamento e educação em saúde em consultas individuais, oferendo exames periódicos (VDLR/PREVENTIVO DO COLO DE ÚTERO/HBSAG(Hepatite B) / ELISA (anti  HIV);

-  Propor oficinas de educação em saúde e cidadania em grupo, mensalmente;

-  Treinar multiplicadores na prevenção DST/AIDS.

Conclusões

A identificação dos líderes é fator primordial para treinamento de multiplicadores. O atendimento individual e em grupo para trabalhadores do sexo com entrega de preservativos, parece estimular o interesse da população alvo na educação em saúde sexual, principalmente dentro do aspecto preventivo.

A avaliação da qualidade dos preservativos foi uma informação adicional aos objetivos iniciais

Houve maior preocupação com a qualidade dos preservativos por parte dos travetis, provavelmente por ter sido neste grupo a maior freqüência de ruptura de preservativos.

Índice

Página atualizada em Setembro / 2001