Trabalhos do I Seminário Municipal de Enfermagem

Antecipadamente nos desculpamos com os autores por realizarmos pequenas alterações na formatação de seus trabalhos e esclarecemos que se fizeram necessárias para fins de impressão e reprodução.
comissão científica do I Seminário Municipal de Enfermagem – realizado em Campinas pela SMS, nos dias 11 e 12 de Maio

Análise da Participação do Enfermeiro no Programa de Tuberculose desenvolvido nas unidades básicas de saúde

PRINI, M.C.S. M, 
FERNANDES, E.F.P.,

KAMLA, A.B.B.,

OLIVEIRA, K.M.L.
Enfermeiras da VISA do Distrito de Saúde Norte - Campinas
 

Dos agravos crônicos à saúde, a Tuberculose há vários anos vem sendo priorizado no campo da Saúde Coletiva. A partir da epidemia de AIDS, houve  alteração na tendência de seus indicadores (incidência, prevalência e mortalidade), demandando diversas modificações nas ações do programa.

Nesse contexto, o enfermeiro tem assumido diversos papéis de grande relevância no desenvolvimento de ações de prevenção e controle dessa doença. Com isto claro,  pretendemos com este trabalho refletir sobre a participação do enfermeiro no programa de Tuberculose, assim como apontar algumas perspectivas para o incremento de sua atuação.

Tal análise tomou como referência o produto da oficina de tuberculose, desenvolvida pelo Distrito de Saúde Norte do Município de Campinas no dia 14 de abril de 2000, envolvendo 11 Unidades Básicas de Saúde (UBS), com a participação de 76 profissionais.

A partir de um questionário aplicado na fase inicial da oficina, onde se produziu uma escuta de como as unidades estão organizadas para o programa. Utilizamos as seguintes questões: “1.Quantos são os profissionais (formação) envolvidos com o programa de tuberculose na sua unidade? 2. Quais são os profissionais responsáveis pelo atendimento e notificação? 3. Qual a rotina de atendimento ao caso: suspeito, confirmado e comunicante?. Como parâmetro para análise utilizamos o fluxograma produzido pelos participantes em outra etapa da oficina, identificando a inserção do Enfermeiro no processo de trabalho, tendo como referência a norma técnica do Ministério da Saúde.

Com esta análise, pudemos observar que o Enfermeiro tem papel  fundamental  para que esta norma técnica se desenvolva,  respeitando as especificidades de cada unidade e sua clientela.  A participação do Enfermeiro nesse processo, tem grande potencial facilitador à vinculação do paciente com a unidade e ao tratamento,  alcançando o objetivo principal que é a  prevenção e a cura.  

Índice

Página atualizada em Setembro / 2001