RELATO DE EXPERIÊNCIA: “CENTRO DE SAÚDE FLORESTA INVADE O BAIRRO SÃO LUIZ”

A Realidade

Na manhã do sábado 18 de março realizou-se a ação “CENTRO DE SAÚDE FLORESTA INVADE O BAIRRO SÃO LUIZ”. Participaram quinze funcionários da unidade: oito auxiliares de enfermagem, uma enfermeira, uma dentista, uma ACD, dois agentes de controle da dengue, um supervisor de controle da dengue e a coordenadora.

A equipe se dividiu em duas: uma fixa e a outra volante que percorreu a pé o bairro realizando um primeiro contato com a população, apesar do convite feito pela equipe de controle da dengue, durante sua atividade de visita casa a casa, na semana anterior ao evento. Além de visitas aos pontos de riscos e pacientes acamados.

O local não era adequado para realizar alguns procedimentos pretendidos. As ações foram preparadas debaixo de uma cobertura junto a caixa d’água e em uma barraca.

No local acolhíamos as pessoas durante uma palestra sobre higiene realizada pelas auxiliares de enfermagem e a dentista, que incluía cuidados de: higiene pessoal, bucal, ambiental,  alimentos, com fossas, exames preventivos de câncer de colo e mama, importância do pré-natal e escovação. Após a palestra, cada pessoa recebia uma escova de dente e por família uma pasta de dente.

A seguir os adultos eram convidados a verificarem sua pressão arterial, realizarem o teste de glicosímetro e vacinação. Quem apresentou alteração nos exames foi encaminhado para a unidade na próxima semana para acompanhamento.

Texto Anterior Índice Próximo Texto

Índice Geral dos Trabalhos de Enfermagem

Página atualizada em Setembro / 2001