Trabalhos do I Seminário Municipal de Enfermagem

Antecipadamente nos desculpamos com os autores por realizarmos pequenas alterações na formatação de seus trabalhos e esclarecemos que se fizeram necessárias para fins de impressão e reprodução.
comissão científica do I Seminário Municipal de Enfermagem – realizado em Campinas pela SMS, nos dias 11 e 12 de Maio

AUTO TRATAMENTO DE CONDILOMA GENITAL EM HOMENS

Ambulatório Municipal de DST/AIDS da Prefeitura Municipal de Campinas SP
Cândida Cordeiro de Souza
Maria Cristina Ilário
Maria D. C.Freire
Ayrton Daniel R. Filho

Problema:

Observou-se que pacientes do sexo masculino portadores de lesões condilomatosas em tratamento ambulatorial no AMDA - Campinas, apresentavam freqüentes recidivas num período variável entre 8 meses a 18 meses. As justificativas apresentadas pelos mesmos, colaboravam a  avaliação técnica, resumindo-se no  abandono que ocorreu pelos seguintes fatores: 1) Dificuldade de acesso ao serviço, por razões econômicas e/ou trabalhistas (dispensa de pelo menos 2 vezes na semana  para o tratamento com ATA, em regime ambulatorial). 2) Desgaste físico e emocional, pela necessidade de locomoção para tratamento, muitas vezes prolongado pelas dimensões das lesões.

Objetivos:

Implantar uma estratégia melhorando a adesão ao tratamento e diminuição da recidiva. Testar a abordagem de interação educativa técnica - paciente como investimento primordial no auto - conhecimento corporal e suas relações com as informações repassadas sobre as DST/AIDS.

Descrição do Projeto:

Utilizou-se intervenções individuais e grupos de educação em saúde, apresentando o projeto em alguns momentos interativos estratégicos: 1º momento- Abordagem do auto - conhecimento corporal, informações sobre as DST e suas inter-relações. 2º momento – Reflexão do conteúdo anterior, suscitando e estimulando a  questão da sexualidade na vida sexual e atividade físicas. 3º momento – Verificação  conjunta técnico - cliente, individualmente, sobre a possibilidade da introdução da auto - cauterização com ATA. Os critérios mínimos para esta indicação  foram de responsabilidade técnica. Nos pacientes selecionados, foram realizados 3  auto - aplicações iniciais sob supervisão, seguido de liberação para auto - tratamento domiciliar e retorno semanal nas primeiras aplicações, posteriormente quinzenal  até a alta após peniscopia de controle terapêutico. Durante todo o processo, manteve-se as interação médico - enfermagem.

Principais Resultados:

80% preencheram os critérios de indicação para auto - tratamento, sendo que 100% destes aderiram ao projeto proposto sem nenhuma intercorrência. O período que compreende o tratamento, variou de 1.5 mês a 3 meses. Os restantes 20%, composto por pacientes presidiários e que não obedeciam aos critérios mínimos de seleção, receberam tratamento no serviço. Após 18 meses da implantação do projeto de auto - tratamento, observou-se  apenas 1  caso de recidiva, para um paciente com AIDS, no qual o tratamento foi dos mais prolongados.

Conclusões:

Embora avaliado o risco da auto-cauterização com  ATA a implantação do projeto não ocasionou nenhuma intercorrência, como queimaduras ou lesões graves. A alta resolutividade e a diminuição do período de tratamento verificados, alcançaram grande aceitação e satisfação pelos pacientes, influenciando marcadamente a adesão ao processo. Os autores sugerem que a seguir do desaparecimento da lesão a alta ocorra somente após três peniscopias negativas com intervalo trimestral entre elas. Dentro do Sistema Único de Saúde, a criação que novas estratégias e a flexibilização e a humanização da postura técnica que trazem o paciente para uma interação ativa e participativa no seu processo  de saúde e doença, são fatores fundamentais para a legitimação, eficiência e qualificação da assistência à saúde.

Palavra chave: Doença Sexualmente Transmissíveis
Modalidade da apresentação: Pôster

Índice

Página atualizada em Setembro / 2001