Trabalhos do I Seminário Municipal de Enfermagem

Antecipadamente nos desculpamos com os autores por realizarmos pequenas alterações na formatação de seus trabalhos e esclarecemos que se fizeram necessárias para fins de impressão e reprodução.
comissão científica do I Seminário Municipal de Enfermagem – realizado em Campinas pela SMS, nos dias 11 e 12 de Maio

REORGANIZAÇÃO DO PROGRAMA DE ATENÇÃO À  SAÚDE DO HIPERTENSO DE DIABÉTICO EM UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE CAMPINAS

FRANCO, M.A.
JACOBINA, S.M.
C.S. Pq.Valença – S.M.S – Campinas

O Centro de Saúde Pq. Valença (Região Noroeste de Campinas), tem uma população de 39.224 hab. (censo 1996 corrigido). Nesta unidade, a área de saúde do Adulto tem como objetivo principal propor e implementar uma forma de atenção integral aos pacientes do programa de hipertensão e diabetes que seja eficiente e eficaz.

Em 1997, os paciente crônicos estavam sendo atendidos sem agendamento fixo, vínculo ou conhecimento e controle da sua patologia, resumindo o atendimento em consulta médica e liberação de medicamentos pelo auxiliar de enfermagem.

Tínhamos como objetivo reorganizar a área, otimizar recursos humanos, criar vínculo com o paciente, facilitando seu acesso ao serviço e torná-los independentes e compromissados com sua saúde.

Esta reorganização ocorreu no final de 1997, com início do agendamento prévio para todos os pacientes, cadastramento e controle de assiduidade, levantamento do grau de risco e do perfil do paciente para adequação ao atendimento individual ou em grupo. Os protocolos da SMS eram usados ainda de forma parcial. Introduzimos técnicas de dinâmica para os pacientes em grupo, trabalhos manuais e troca de experiência para aumentara motivação e interesse.

Em 1999, alteramos os instrumentos de anotação e no fim deste ano, optou-se pelo uso de impresso padronizado. No início de 2000 recadastramos todos os pacientes do programa, com consulta médica para reavaliação do grau de risco.

Hoje  os pacientes são inscritos no programa após consulta médica e avaliação de risco, sendo encaminhados ou para atendimento individual ou em grupo. Este paciente pode alterar o tipo de atendimento conforme necessidade ou perfil. A equipe de enfermagem que acompanha o Programa é referência, caso haja intercorrência.

Todos têm agendamento prévio mensal, e reforçamos que caso já tenha intercorrência, procure o funcionário de referência dentro da unidade.

Usamos o protocolo como diretriz, porém adequado à nossa realidade. A assiduidade, tanto no atendimento individual como em grupo aumentaram. É consertando os erros e ajustando o programa dentro da rotina e da realidade que poderemos alcançar o nosso objetivo.

Índice

Página atualizada em Setembro / 2001