Trabalhos do I Seminário Municipal de Enfermagem

Antecipadamente nos desculpamos com os autores por realizarmos pequenas alterações na formatação de seus trabalhos e esclarecemos que se fizeram necessárias para fins de impressão e reprodução.
comissão científica do I Seminário Municipal de Enfermagem – realizado em Campinas pela SMS, nos dias 11 e 12 de Maio
 

EDUCAR - A ARTE DA TRANSFORMAÇÃO

PANZA, F. C;
MARCELINO, L.C.;
CARVALHO, M. R. V.;

MATTOS, M. .M.

ENJOJI, O.K
Enfermeiros do C.S. São Quirino

“Para entendermos a importância do meio ambiente no sistema conceitual de Nightingale, é preciso nos reportarmos à sua época , em que a alta taxa de mortalidade era decorrente das condições ambientais insalubres e da ausência de uma política sanitária . Deste modo , o trabalho de Nightingale , em grande parte foi voltado para educação ... com vistas a prevenir os desequilíbrios no poder vital dos seres humanos , através do conhecimento e respeito às “ leis da vida “... Caberia , portanto, à enfermagem compreender estas leis para promover o bem estar e aliviar o sofrimento da humanidade (Schlotfeldt,1977) . (Silva, Alcione Leite in Maneiras de cuidar maneiras de ensinar . ed.Artes Médicas)”

Os moradores dos núcleos de favelas da área de abrangência  do Centro de Saúde São Quirino , convivem no seu dia a dia com os resíduos produzidos por suas próprias famílias , não entendendo a importância e a necessidade do destino correto dos mesmos , e que isto é um risco eminente de doenças a todos que ali habitam.

Frente a esta realidade pensamos em atividades educativas para conscientização da necessidade de mudanças.

Por trabalharmos com alunos de nível médio em formação e entendermos que somos responsáveis pelo entendimento em práticas educativas em saúde , desenvolveu-se um projeto extra-muro , onde a Unidade buscava cumprir sua função educadora com aluno e educativa  com a população.

Dentro do conceito de multiplicadores de informação , optamos em desenvolver as atividades educativas, lúdicas e oficinas em escola de ensino fundamental da área de abrangência , com crianças que convivem com a problemática.

Baseado na avaliação e no retorno imediato sentido nas oficinas , este trabalho esta sendo desenvolvido também em outras escolas e instituições de educação da nossa região.

Índice

Página atualizada em Setembro / 2001