Trabalhos do I Seminário Municipal de Enfermagem

Antecipadamente nos desculpamos com os autores por realizarmos pequenas alterações na formatação de seus trabalhos e esclarecemos que se fizeram necessárias para fins de impressão e reprodução.
comissão científica do I Seminário Municipal de Enfermagem – realizado em Campinas pela SMS, nos dias 11 e 12 de Maio
 

GRUPO DE B.C.G. EM UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE CAMPINAS

SILVA. S.D.P.
FONSECA, M.M.S.

C .S. Perseu L.do Barras - SM.S - Campinas

No Centro de Saúde da Vila Perseu Leite de Barros, há aproximadamente 10 anos é realizado o grupo de B.C.G. todas as sextas-feiras no período da manhã. Este grupo é realizado por uma auxiliar de enfermagem e orientado/supervisionado pelo coordenador da unidade , que é enfermeiro e pelo enfermeiro responsável do período.

O grupo iniciou-se com a abordagens de aspectos relativos somente à vacinação. Com a avaliação de que este momento é rico para abordar outros assuntos, implementou-se outros temas: amamentação, sua importância, relação afetiva entre o binômio mãe e filho, higiene do bebê e da mãe, observação da sucção e pega do mamilo, preparo para desmame da chupeta, cuidados com o puerpério e assuntos específicos com relação à introdução do alimentos e até desmame. Outros profissionais incorporam a atividade do grupo de BCG, como dentistas e fonoaudiólogos, além da equipe da equipe de enfermagem.

Este relato tenta resgatar o trabalho da enfermagem, histórico da Saúde Pública/ Saúde Coletiva e o auxiliar de enfermagem como ator ativo e de fundamental importância neste processo.

É visível o interesse em participar deste grupo, pois o número de nascidos vivos e o número de participantes é muito próximo.

Este é o primeiro momento de aproximação com o serviço e vem se consolidando em efetivo vínculo com o mesmo, resultando em um número muito pequeno de faltas aos retornos nos atendimentos médicos e de enfermagem e principalmente a redução do desmame precoce.

Índice

Página atualizada em Setembro / 2001