Trabalhos do I Seminário Municipal de Enfermagem

Antecipadamente nos desculpamos com os autores por realizarmos pequenas alterações na formatação de seus trabalhos e esclarecemos que se fizeram necessárias para fins de impressão e reprodução.
comissão científica do I Seminário Municipal de Enfermagem – realizado em Campinas pela SMS, nos dias 11 e 12 de Maio

A Enfermagem no Atendimento Domiciliar Terapêutico

Mancuso, Laíze Medeiros Nunes;
Silva, Ivanete G.C;
Jorge, Maria.C;
Nicolaz,Christiane.V;
Silva, Helena A;
ADT/ AIDS 

O ADT é um serviço da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas que presta assistência domiciliar multiprofissional às pessoas vivendo com HIV/AIDS do município; oferecendo apoio integral ao paciente e seus familiares.

A enfermagem tem a peculiaridade de ser uma equipe dentro da equipe do ADT e atualmente é formada por 1 enfermeira e 4 auxiliares de enfermagem que se dividem em 2 mini-equipes que atendem cerca de 20 pacientes inscritos no serviço.

Atuando numa modalidade de assistência que vê o paciente de forma integral, estabelecendo  um projeto terapêutico individual, a enfermagem amplia seu campo de trabalho, saindo das ações mecanistas, executando técnicas para um campo mais amplo de educação em saúde, atuando na clínica, na atenção psico-social do paciente, do cuidador e de seus familiares.

Considerando a capacitação  técnica de cada categoria, a equipe de enfermagem realiza procedimentos específicos de intervenção aos pacientes HIV/AIDS no domicílio, salientando que juntamente com outros profissionais do ADT e fazendo  a interlocução entre outros serviços governamentais e não governamentais, favorece a melhora de qualidade de vida, bem como o exercício de cidadania das pessoas vivendo com AIDS.  

Índice

Página atualizada em Setembro / 2001