Trabalhos do I Seminário Municipal de Enfermagem

Antecipadamente nos desculpamos com os autores por realizarmos pequenas alterações na formatação de seus trabalhos e esclarecemos que se fizeram necessárias para fins de impressão e reprodução.
comissão científica do I Seminário Municipal de Enfermagem – realizado em Campinas pela SMS, nos dias 11 e 12 de Maio

Esquistossomose - relato de experiências em detecção de casos no Jardim Santa Rosa

BALISTA, S.R.R;
CAMBUIM, D;
COSTA,E.C.S;
FRANCO, M.A;
MACELARI, A.C;
MARTINS, N.T.L;
MENEZES, S.J;
PEREIRA, I.G;
SILVA, M.D.C.

Instituição: CS VALENÇA

VISA NOROESTE

UNICAMP

A esquistossomose é considerada uma doença de grande importância  de Saúde Pública, principalmente nos estados nordestinos.

A cidade de Campinas é um município que recebe muitos migrantes de áreas endêmicas, portanto o exame protoparasitológico para pesquisa de S. mansoni  é pedido de rotina na rede básica de saúde  deste município. Sendo assim, o C.S. Valença, localizado em área periférica da cidade, tem detectado a cada ano um aumento no número de notificações, diagnosticando casos em crianças nascidas em Campinas e sem histórico de viagens para áreas endêmicas. Inicia-se então, no ano de 1997 a análise de água da lagoa de Santa Rosa, para verificação de caramujos com positividade para S. mansoni. Em maio de 1998 é confirmada a contaminação da lagoa pela espécie Biomphalaria tenagophila com índice de infecção para cercária de S. mansoni de 8,1%. Ressaltamos que essa região é pobre em áreas de lazer sendo a lagoa amplamente frequentada por crianças e adolescentes.

Durante os meses de junho e julho de 1998 é realizada uma campanha esclarecendo a população do bairro sobre a doença. Simultaneamente, são realizados dois censos parasitológicos, um aberto a toda população do bairro e outro envolvendo 75 crianças com idade entre 7 a 14 anos, frequentadores do núcleo comunitário da região.

Como resultado, encontramos 3,1% de casos positivos para S. mansoni nos exames realizados nos moradores e 4,0% de positividade no censo realizado no núcleo comunitário.

Todos os casos positivos foram submetidos a tratamento e controle de comunicantes.

Índice

Página atualizada em Setembro / 2001