Trabalhos do I Seminário Municipal de Enfermagem

Antecipadamente nos desculpamos com os autores por realizarmos pequenas alterações na formatação de seus trabalhos e esclarecemos que se fizeram necessárias para fins de impressão e reprodução.
comissão científica do I Seminário Municipal de Enfermagem – realizado em Campinas pela SMS, nos dias 11 e 12 de Maio
 

Relato de Experiência: Grupo Educativo sobre Imunização (BCG): Espaço de atenção à saúde da criança e de apoio ao aleitamento materno no Centro de Saúde Costa e Silva (CSCS)

Cecília Leite Paim de Pádua
Eliete Maria Silva 

Introdução: neste CSCS trabalha-se com grupos educativos desde o início do serviço em 1977, porém, não tinha este nome, os auxiliares de enfermagem realizavam esta atividade após treinamento realizado pelos médicos, que ocasionalmente também paarticipavam do grupo e faziam supervisão. Em cada grupo eram abordados temas específicos como: vacinas do primeiro ano de vida, saúde do bebê, gestação, desnutridos, dentre outros.

Desenvolvimento: recentemente, a cerca de dois anos, este grupo tem se constituído em espaço de atenção à saúde do binômio mãe e bebê.

A gerência do serviço com olhar voltado para imunização e sua relevância na vida do bebê contribuiu para o fortalecimento deste grupo. Outro mecanismo que facilita o conhecimento prévio dos nascimentos na área de abrangência do serviço, os quais são a clientela privilegiada deste grupo, é a Declaração dos Nascidos Vivos (DNV), como parte da Vigilância à saúde.

Para algumas pessoas participar do grupo é o primeiro contato com o CS, para esclarecimento sobre o que é imunização e sobre o calendário de vacinas da Secretaria de Estado da Saúde, constituindo-se também como espaço para tirar dúvidas e obter atenção às dificuldades com os cuidados do recém nascido e o aleitamento.

Realizam-se registros na folha de evolução e abertura de prontuário (se necessário) daquelas pessoas que demandam por atendimento individualizado; outra forma de registro é o "livro de nascidos vivos", com os seguintes dados nome da mãe, sexo, data de nascimento, tipo de gravidez, tipo de parto, hospital acrescidos a partir de 1999 outros dados como o número da ficha individual da criança (caso já possua), convênio e data do primeiro atendimento realizado ou agendado.

Considerações Finais:

Este grupo visa o atendimento integral e às necessidades do momento da mãe e da criança, procura oferecer abertura e construção do vínculo do binômio com os profissionais de saúde e com o C.S.  como um todo, visando atender às necessidades da clientela.

Porém, faltam registros do atendimento em grupo, inclusive para possibilitar uma avaliação mais sistemática dos seus resultados.

Classificação Temática: 13, 06, 01 e 02.

Índice

Página atualizada em Setembro / 2001