Trabalhos do I Seminário Municipal de Enfermagem

Antecipadamente nos desculpamos com os autores por realizarmos pequenas alterações na formatação de seus trabalhos e esclarecemos que se fizeram necessárias para fins de impressão e reprodução.
comissão científica do I Seminário Municipal de Enfermagem – realizado em Campinas pela SMS, nos dias 11 e 12 de Maio
 

PROJETO DE QUALIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS DE ENFERMAGEM - UMA EXPERIÊNCIA NO CENTRO DE SAÚDE SÃO QUIRINO

FLAVIA CRISTINA PANZA
LUÍS CARLOS MARCELINO
MARIA ROSA VIEIRA DE CARVALHO

MARISTELA MOREIRA MATTOS
OLGA KYOCO ENJOJI
Enfermeiros do C.S. São Quirino

 “A enfermagem consite , segundo Watson (1985 ) , na ciência e na filosofia do cuidar /cuidado. Para ela, um forma de entender a enfermagem é através da identificação , descrição e investigação dos fatores científico-humanísticos principais e essenciais para efetuar uma mudança positiva na saúde. (...) Estes mecanismos de cuidar/cuidado de outro ser humano implicam portanto , além de uma abordagem humanística , uma abordagem comportamental.(Waldow , Vera Regina in Maneiras de cuidar maneiras de ensinar. Ed. Artes Médicas)”

De acordo com a proposta de dispersão do Módulo I  do Projeto de Qualificação de Enfermeiros da Rede Municipal  de Campinas , associado à necessidade em estender essa prática e o próprio momento vivido em nossa unidade , desenvolvemos intervenção junto à equipe de auxiliares de enfermagem.

As atividades foram desenvolvidas buscando iniciar um processo de mudança na lógica da inserção da enfermagem no trabalho em saúde pública, através da reflexão de sua identidade profissional e atribuições , visando um melhor atendimento à população .

Este trabalho  favoreceu um repensar  das atividades de enfermagem, o atendimento à população e uma nova prática . Em continuidade ao projeto temos como proposta o desenvolvimento deste trabalho com a equipe multiprofissional da unidade.

Índice

Página atualizada em Setembro / 2001