Trabalhos do I Seminário Municipal de Enfermagem

Antecipadamente nos desculpamos com os autores por realizarmos pequenas alterações na formatação de seus trabalhos e esclarecemos que se fizeram necessárias para fins de impressão e reprodução.
comissão científica do I Seminário Municipal de Enfermagem – realizado em Campinas pela SMS, nos dias 11 e 12 de Maio
 

VIGILÂNCIA À SAÚDE  EM HOSPITAIS

FERREIRA, E. N. W.A.;
BALISTA, S. R.R.;
MARTINS, T.J.;

SATO, M.A.;
GIGANTE, R.;

LEITE, P.E.F.A.
SILVA, R.M.
Profissionais das VISAs – Secretaria Municipal de Saúde de Campinas

INTRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO: A primeira aproximação da Vigilância Municipal nos Hospitais de Campinas acontece em 1988, através da Vigilância Epidemiológica. O objetivo era realizar a busca ativa das doenças de notificação compulsória no Hospital Dr. Mario Gatti, na PUCC, UNICAMP e Àlvaro Ribeiro. Com os outros hospitais havia contato telefônico.

A Municipalização das ações de Vigilância Sanitária ocorre em 1992.

O enfoque de atuação da Vigilância está em processo de construção, onde já não mais trabalhamos de forma tão dicotomizada, com posturas policialescas e pouco educativas, baseadas na punição. As ações hoje estão parcialmente descentralizadas, equipes multiprofissionais realizam trabalho integrado e a postura de polícia está diminuindo com o enfoque educativo aumentando.

O objetivo de fazer a Vigilância em hospitais é:

- Garantir o bem estar do doente

- Preservar o meio ambiente (manejo adequado dos resíduos de serviços de  saúde)

- Proteger a saúde do trabalhador

A vistoria é realizada com equipe multiprofissional em todas as áreas do hospital, acompanhados preferencialmente de um membro da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.

É feito um relatório único dos problemas encontrados, com as ações que devem ser realizadas, estipulando prazos de acordo com o risco. Há uma negociação com a direção do hospital, estabelecendo as responsabilidades e formalizando as infrações sanitárias em autos.

CONCLUSÃO: Com o nível de intervenção realizado nos hospitais já obtivemos bons resultados na qualidade da assistência prestada.

Índice

Página atualizada em Setembro / 2001