Trabalhos do I Seminário Municipal de Enfermagem

Antecipadamente nos desculpamos com os autores por realizarmos pequenas alterações na formatação de seus trabalhos e esclarecemos que se fizeram necessárias para fins de impressão e reprodução.
comissão científica do I Seminário Municipal de Enfermagem – realizado em Campinas pela SMS, nos dias 11 e 12 de Maio

VIGILÂNCIA À SAÚDE EM ESTABELECIMENTOS ODONTOLÓGICOS –   UM ENFOQUE EDUCATIVO

GIGANTE, R.L.;
AMÂNCIO M. A.T.M;
FERREIRA E.N.W.;
FERREIRA, M.C.;
KLEMZ T.F.D.;
LEITE,  P.E.F.A.F.;
MARTINS T.J.;
SATO, M.A.
SILVA,  R.M.
 

INTRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO

O Município de Campinas assumiu as ações de Vigilância Sanitária em 1993. A Secretária Municipal de Saúde foi dividida administrativamente em cinco distritos, contando cada um deles, com uma equipe multiprofissional de vigilância à saúde.

De 1994 a 1998 foi realizado um diagnóstico em estabelecimentos públicos e privados, sendo evidenciado a precariedade com que as normas de biossegurança vinham sendo realizadas.

As equipes das VISAs começam a intervir no processo de trabalho com o objetivo de eliminar ao máximo o risco de infecção cruzada e o risco ocupacional, ampliando a visão anterior, que visava principalmente a avaliação estrutural do estabelecimento (vistoria de piso e parede).

A partir de 1999, adotamos nova estratégia de intervenção, onde as vistorias são realizadas com roteiro específico, caracterizando o risco de cada estabelecimento.

Inicia-se também a ação educativa coletiva para discussão de normas de biossegurança e legislação.

CONCLUSÃO

Obtivemos resultados significativos com a estratégia adotada:

- A maioria dos estabelecimentos está hoje classificada como de baixo risco, evidenciando a mudança de comportamento dos profissionais na adoção das normas de biossegurança.

As equipes da VISAs perdem suas características predominantemente fiscalizatória e cartorial, passando a ser encaradas como referência técnica pelos profissionais.

Índice

Página atualizada em Setembro / 2001