Trabalhos do I Seminário Municipal de Enfermagem

Antecipadamente nos desculpamos com os autores por realizarmos pequenas alterações na formatação de seus trabalhos e esclarecemos que se fizeram necessárias para fins de impressão e reprodução.
comissão científica do I Seminário Municipal de Enfermagem – realizado em Campinas pela SMS, nos dias 11 e 12 de Maio

ALEITAMENTO MATERNO UMA PRÁTICA QUE VALE A PENA

RIGO, P. L.M. S.
SEIXAS, F. R. da C.

AMSTALDEN, E. L. M.
 

Através da sistematização do processo educativo em aleitamento materno, desenvolvida na UBS (JD Esmeraldina- Campinas- SP) , juntamente com a experiência adquirida no IX Encontro Paulista de Aleitamento Materno, há um ano houve uma modificação na abordagem junto à nutriz neste Serviço. Buscando a adesão precoce da mesma ao Programa de Incentivo ao Aleitamento desenvolvido na Unidade, que visa a manutenção do aleitamento exclusivo até o 6o mês. O trabalho inicia com a gestante durante o pré-natal, com atendimento multiprofissional individual e em grupo; tendo continuidade a partir do primeiro comparecimento da puérpera à Unidade para fins variados ou através de visita domiciliar, que realizamos após recebermos a DNV(declaração nascidos vivos) e por demanda espontânea para o aleitamento. Os resultados apresentados mostraram a ocorrência de melhorias no tempo de duração do aleitamento exclusivo. Assim, concluímos que a abordagem do aleitamento deverá ser sempre o mais precoce possível, com a sistematização da assistência , bem como o empenho de todos os profissionais envolvidos, buscando novos conhecimentos para uma atuação cada vez melhor, fazendo com que a UBS seja a referência para a usuária, um lugar onde ela se sinta apoiada; e que esteja sempre de portas abertas para recebê-la, dando-lhe segurança diante das dificuldades que ela possa ter.  

Bibliografia:

1- FIGUEIREDO L.M.H., GOULART E.M.. Análise da Eficácia do Programa de Incentivo ao Aleitamento Materno em um bairro periférico de Belo Horizonte, Brasil- Jornal de Pediatria, l995, vol.71, 4,: 203-208.

2 - FILHO J.M. – Como e Porque Amamentar, Ed. Sarvier, SP, 2a ed., 1987, Capítulos 1, 4 e 5.

3 - GIUGLIANI E.R.J.. Amamentação como e porque Promover.- Jornal de Pediatria, 1994, vol70,3:  138-153

4 - MURAHOVSCHI J. – Pediatria Diagnóstico e Tratamento, Ed Sarvier,SP  5a ed., l995,: 8 a 13

5 - SIQUEIRA R., DURSO N., AMADA G.P., MOREIRA M.T., MASSAD G.B. – Jornal de Pediatria, 1994,   vol.70, 1

6 - REA M.F., VENANCIO S.I. – Avaliação do Curso de Aconselhamento em Amamentação OMS/UNICEF – Jornal de Pediatria, 1999, vol.75, 2, :112 a 118.

7 - SEGRE C. A M. – RN – Ed. Sarvier, SP,1995,: 59 a 66.

8 - SCHMITZ E.M. e cols. – A Enfermagem em Pediatria e Puericultura, Ed. Atheneu – RJ,  989,:25 a  46

Índice

Página atualizada em Setembro / 2001