Informação em Saúde

Sistemas
Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde

CNES

Apresentação

O Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES visa ser a base para operacionalizar os Sistemas de Informações em Saúde, sendo estes imprescindíveis a um gerenciamento eficaz e eficiente do SUS.

Automatiza todo o processo de coleta de dados feita nos estados e municípios sobre a capacidade física instalada, os serviços disponíveis e profissionais vinculados aos estabelecimentos de saúde, equipes de saúde da família, subsidiando os gestores (MS, SES, SMS, etc.) com dados de abrangência nacional para efeito de planejamento de ações em saúde.

Dá transparência a sociedade, pelo site, de toda a infraestrutura de serviços de saúde bem como a capacidade instalada existente e disponível no país.

Juntamente com o CNS (Cartão Nacional de Saúde) é o principal elo entre todos os sistemas do SUS, servindo como base para diversos sistemas do Ministério da Saúde, ANVISA e ANS.

O CNES foi criado em 1999 através da PT-SAS 376.  O MS/SAS instituiu as fichas de cadastro de estabelecimento e colocou em consulta pública.

Em 2000, através da PT-SAS 511, o MS/SAS, após término da consulta pública, aprova e ratifica a ficha de cadastro de estabelecimento e seus respectivos manuais e determina ao DATASUS a criação do banco de dados nacional de estabelecimentos de saúde. Seu público alvo são os estabelecimentos Públicos de Saúde, Rede Complementar e Prestadores do SUS, sejam pessoas físicas ou jurídicas.

Informação Geral  (O que é? Por que é? Para quem é? Para que é? Onde é? Como é? – Documentos Necessários)

Folheto informativo sobre o CNES

Informe aos gestores / Prestadores / Operadoras

Recibo de Entrega de Documentação para inserção no CNES

ORIENTAÇÕES

Cadastramento de Consultórios Isolados

Consultórios de médicos, dentistas, psicólogos, etc. e ambulatórios de clubes, empresas ou escolas, desde que apenas exerçam serviços básicos – consultas, inalações, Raio X Odontológico - Utilização do CNES Simplificado.

Cadastramento de Clínicas multiprofissionais ou especializadas, Policlínicas e Serviços de Diagnose e Terapia

Clínicas multiprofissionais, Serviços de Fisioterapia, Acupuntura, Ecografia, Laboratórios, Centros de Imagem, etc.

Cadastramento de Hospitais Gerais, Hospitais Especializados E Hospitais-Dia

Estabelecimentos prestadores de serviços à Secretaria Municipal de Saúde, inclusive estabelecimentos sediados em Campinas, mas prestadores de serviços ao SUS para outros municípios.

Cadastramento de Estabelecimentos Pertencentes OU CONVENIADOS a Secretaria Municipal de Saúde

Estabelecimentos que integram a rede da Secretaria Municipal de Saúde, pertencentes a Prefeitura Municipal de Campinas.

 

SCNES Versão Integral

SCNES Versão Simplificada

Estabelecimentos em geral - consultórios isolados, clínicas especializadas ou multiprofissionais, policlínicas, hospitais, SADT (serviços de apoio diagnóstico e terapêutico), conveniados SUS e serviços próprios da SMS.

Os Consultórios Isolados que já tenham realizado envio de informações através da Secretaria Municipal de Saúde e já possuem seu número do CNES, devem continuar a fazê-lo, através das fichas para preenchimento digital ou através do aplicativo SCNES Integral.

Apenas para Consultórios Isolados, onde os profissionais atendem de forma independente.

Não se encaixam aqui os consultórios isolados em várias especialidades que atuam de forma dependente sob um mesmo CNPJ.

Os Consultórios Isolados que ainda não possuem número CNES poderão usar o SCNES Simplificado para envio diretamente para a base nacional do CNES.

Fichas para preenchimento do CNES Integral

Selecione o pacote de fichas conforme o tipo de estabelecimento - as fichas estão em formato PDF e podem ser digitadas no aplicativo. Se necessário, preencher com letra de forma e legível.

Fichas destinadas a consultórios isolados - as fichas estão em formato PDF e podem ser digitadas no aplicativo. Se necessário, preencher com letra de forma e legível.

- Baixar Pacote de Fichas em PDF - Clique Aqui

- Baixar Pacote de Fichas compactado (ZIP) - Clique Aqui

Manuais para preenchimento do CNES Integral.

Selecione conforme o tipo de estabelecimento na tela seguinte.

Manual de Orientações para instalação e para preenchimento de dados no aplicativo com Relação de Serviços Classificações e Ocupações

Manuais para preenchimento das fichas do CNES Simplificado:

- Manual de Preenchimento das Fichas destinadas a consultórios isolados

- Clique aqui para baixar pacote do Manual compactado (ZIP)

Aplicativo:

SCNES Integral (Versão SCNES 4.0.00)

Normalmente liberada apenas para hospitais e estabelecimentos que prestam atendimento ao SUS, após contato prévio com a Coordenadoria de Informação e Informática.

Os demais estabelecimentos devem entregar as fichas de cadastro preenchidas na Vigilância em Saúde responsável pela área onde se encontra o estabelecimento.

O uso do aplicativo impõe a necessidade de entrega do CD com a exportação do mesmo, pois as fichas geradas pelo sistema não contém todos os dados obrigatórios para preenchimento no sistema.

Pela complexidade, recomendamos a utilização das fichas digitáveis disponibilizadas.

Aplicativo:

SCNES Simplificado (Versão 4.0.00)

Definição de Consultório Isolado - entende-se por “sala isolada destinada à prestação de assistência médica ou odontológica ou de outros profissionais de saúde de nível superior”.

Neste conceito se encaixam os consultórios existentes num mesmo andar, prédio, com CPF ou CNPJ atuando de forma isolada e independente.

A versão 4.0.00 ora disponibilizada permite que os dados de estabelecimento do tipo 22-Consultório Isolado, para pessoa física (PF), quando no status ‘Consistido’, sejam transmitidos diretamente para a base nacional do CNES (DATASUS) através da própria aplicação. Para utilizar o novo recurso será necessário atender aos critérios descritos neste documento.

 

.