Serviços - Como Usar

Como usar os Serviços do
SUS - Campinas

 

Disque Saúde - 160

O Disque Saúde 160 Campinas, é um serviço telefônico tarifado que atende chamadas pelo número 160 e por meio do qual o cidadão pode receber informações de saúde, orientações sobre os serviços disponíveis no SUS e agendar consultas nos centros de saúde em que está cadastrado.

No momento são feitos agendamentos nas unidades básicas para as especialidades de Pediatria, Ginecologia, Clínico Geral e Médico de Saúde de Família. Também para alguns exames como o de Papanicolau, Acuidade Visual e Eletrocardiograma. Hoje temos uma cobertura de 70 % da rede SUS. Algumas unidades ofertam consultas em Odontologia. Pacientes que já estão em atendimento na Policlínica 2 ou no Centro de Reabilitação de Sousas, também podem agendar seus retornos pelo 160. O objetivo é atingir a totalidade dos Centros de Saúde em breve, e o agendamento para a maioria das ações prestadas nestes.

Atualmente, os pacientes agendados para as especialidades com maiores demandas reprimidas, recebem uma ligação do disque saúde/ 160, confirmando se irão ou não na consulta, com o objetivo de diminuir a as faltas nos ambulatórios. Nos casos de desistência da consulta, a vaga é devolvida ao Centro de Saúde para agendar outro paciente no lugar.

Para agilizar o atendimento a pessoa deve usar o Cartão Saúde Cidadão ou o Cartão SUS (apenas o número) e estar com o cadastro no Centro de Saúde atualizado. Em caso de mudança de bairro ou de unidade de saúde, é necessária esta atualização, sem a qual não é possível fazer o agendamento. Toda atualização de cadastro deve ser feita no Centro de Saúde, levando um documento de identidade e um comprovante de endereço.

Clique aqui para acessar o roteiro de informações para a rede municipal de saúde na utilização do serviço Disque Saúde - 160.

 

Voltar a página de Como usar os Serviços do SUS em Campinas