Serviços - Como Usar

Como usar os Serviços do
SUS - Campinas

 

Centros de Referência

Os Centros de Referência são unidades voltadas a atendimento especializado. Aquelas voltadas à área de Saúde Mental encontram-se separadas em outro item.

O atendimento nos Centros de Referência é realizado a partir de encaminhamento pelos Centros de Saúde e hospitais, com exceção do CR DST-AIDS que atende também a demanda espontânea ao local.

Voltar a página de Como usar os Serviços do SUS em Campinas

CRI - Centro de Referência à Saúde do Idoso

Atende pacientes idosos (maiores de 60 anos), de maior complexidade, que necessitam de atendimento e/ou acompanhamento multiprofissional. Não atende demanda espontânea, apenas pacientes referenciados pelos Centros de Saúde e hospitais.

CRR - Centro de Referência em Reabilitação

Atende a pacientes referenciados pelos Centros de Saúde e hospitais, com encaminhamento. Não atende demanda espontânea. Os principais programas desenvolvidos nesta área são:

- Programa para pacientes que tiveram derrame (há menos de 1 ano);

- Programa de amputados (há menos de 1 ano);

- Programa de Órtese e Prótese.

CEREST - Centro de Referência em Saúde do Trabalhador

Serviço de saúde realizado por equipe multiprofissional que realiza ações de assistência para diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas ao trabalho, atividades de educação em saúde e vigilância nos ambientes de trabalho. O acesso para atendimento nesse serviço é por meio de encaminhamento do Centro de Saúde.

CR DST-AIDS - Centro de Referência em Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS

Serviço voltado ao tratamento, prevenção e redução de danos quanto ao tratamento e terapêutica dos portadores de doenças sexualmente transmissíveis e AIDS. Para realização de testes sorológicos e acompanhamento para AIDS (HIV), HPV, Sífilis e Hepatites Virais, o usuário pode buscar os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs): CTA Centro e CTA Ouro Verde. No CTA Ouro Verde é realizado o teste de "Diagnóstico Rápido" para HIV (AIDS), co resultado entregue em 30 minutos após a coleta do sangue. Todos os Centros de Saúde de Campinas realizam aconselhamento e coleta de sangue para o exame contra o HIV.