Serviços - Como Usar

Como usar os Serviços do
SUS - Campinas

 

Atendimento pelo SAMU - Serviço de Atendimento Médico de Urgência

Para ter acesso ao SAMU o usuário deve ligar para o telefone 192, a partir de qualquer telefone, inclusive público sem que exista necessidade de cartão, gratuitamente.

O SAMU – Serviço de atendimento médico de urgência se destina ao atendimento de casos graves e que necessitam de atendimento imediato e/ou encaminhamento a um hospital ou unidade de pronto atendimento, tais como, quedas com fraturas, acidentes de trânsito, atropelamentos, ferimentos à bala, gestantes em trabalho de parto, casos clínicos agudos com risco de vida.

Ao ser atendido pelo TARM – Técnico Auxiliar de Regulação Médica, que tem a função de registrar em uma ficha o Nome do Solicitante, Nome do paciente, Endereço e um  Ponto de Referência para que a ambulância localize com facilidade, fale em uma ou duas palavras o motivo do chamado para o atendente. Se for possível deixe cuidando do paciente  ou peça para alguém aguardar no ponto de referência e também solicite que  alguém espere na porta da residência para sinalizar ao motorista e diminuir o tempo de chegada da equipe ao local.

Sua ligação será passada depois da identificação,  ao MÉDICO REGULADOR  que irá solicitar algumas perguntas importantes para definir o melhor atendimento

Dê o máximo de informações possíveis para o médico que atende a todos os chamados. Ele precisa destas informações para dar o encaminhamento correto da ambulância o mais rápido possível.
Exemplo: Quantas vítimas? Estão conscientes? Estão respirando? Existe sangramento, etc.

Os Médicos do SAMU precisam de autorização para levar os pacientes aos hospitais e precisam do máximo de informações para informar os médicos dos outros serviços. Este procedimento denomina-se REGULAÇÃO MÉDICA.

Com a REGULAÇÃO MÉDICA  o médico define desde o melhor recurso a ser liberado para atender o paciente assim como o melhor serviço hospitalar necessário ao tipo de problema do paciente

O Médico irá orientá-lo sobre como proceder com o doente até a chegada da ambulância em casos clínicos, procure obter o máximo de informações sobre o doente.

Algumas dicas:

- Nunca remova o acidentado em casos de acidente ou queda!

- Se for acidente, sinalize o local!

- Após ligar 192, permaneça ao lado da vítima, acalmando-a até a chegada do SAMU.  

- O tempo não passa e minutos podem parecer horas.

- Tenha calma.

- Sua ansiedade em ajudar pode agravar a situação da vítima. 

- Se for necessário ligue novamente e repasse as condições da vítima; se ela piorou ou outro dado importante.

O SAMU deve ser chamado nos seguintes casos:

Parada Respiratória

Derrame

Infarto

Convulsões

Trabalho de Parto

Abortamento

Acidente de Carro

Acidente de Moto

Atropelamentos

Queda de Altura

Queimaduras

Baleados

Esfaqueados

Afogamento

Surtos Psiquiátricos

Tentativa de Suicídio

 

Voltar a página de Como usar os Serviços do SUS em Campinas