Serviços - Como Usar

Como usar os Serviços do
SUS - Campinas

 

Atenção em Saúde Mental

A saúde mental no município é tratada através de equipes multiprofissionais, com os cuidados aos portadores de transtorno mental sendo realizados junto às suas famílias, evitando a internação e promovendo a reabilitação psicossocial dos cronicamente comprometidos.

Os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) são serviços de saúde mental abertos e comunitários, destinados a prestar atenção diária às pessoas com transtornos mentais graves e persistentes. Seu objetivo é atender a população de sua área de abrangência, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Além dos CAPS estão disponíveis ainda os Centros de Convivência, que são serviços comunitários abertos a toda população. Integram a rede substitutiva de atenção a saúde mental e oferecem às pessoas com ou sem transtornos mentais, espaços de sociabilidade, de educação e produção cultural. Estes centros facilitam a construção de laços sociais e a inclusão das pessoas com transtornos mentais através de espaços de convívio e trabalho na comunidade.

CAPS III Norte Estação

CAPS III AD Sul Independência

CAPS III Sul "Antonio da Costa Santos"

CAPS III Leste Esperança

CAPS III AD Leste  Reviver (antigo CRIAD)

CAPS III Sudoeste Novo Tempo

CAPS III Sudoeste "David Capistrano da Costa Filho"

CAPS III Noroeste Integração

CAPS II AD Noroeste "Antonio Orlando"

CAPS Infantil Espaço Criativo

CAPS i Carretel

CAPS Infanto-Juvenil Travessia

CAPS Infantil Roda Viva

Os CAPS AD são especializados no cuidado ao adulto com transtornos relacionados à dependência ou abuso de álcool ou outras drogas. Trabalham integrados às equipes dos Centros de Saúde de suas regiões e auxiliam na capacitação das equipes para que toda a rede de saúde seja capaz de cuidar dessa questão.

O CAPS III funciona 24 horas e possui leitos para garantir, além das atividades dos demais CAPS, hospitalidade noturna para adultos com transtorno mental grave que necessitem de tratamento mais intensivo, também trabalhando de forma integrada às equipes dos Centros de Saúde de suas regiões.

 

Voltar para página Como Usar - SUS