Serviços - Como Usar

Como usar os Serviços do
SUS - Campinas

 

Serviços disponíveis

 

Introdução

     Do ponto de vista de conceito, urgência é a ocorrência imprevista de agravo à saúde com ou sem risco potencial de vida, cujo portador necessita de assistência imediata.

     As dores orofaciais bem como os traumas dentofaciais constituem a maior parte das urgências em odontologia; nestes casos é necessária uma intervenção imediata para resolução desses problemas.

 

Atendimento de Urgências Odontológicas

     No município de Campinas o atendimento de urgências odontológicas dividem-se no atendimento aos traumatismos bucomaxilofaciais, às dores orofaciais e aos traumatismos alvéolo dentários. Os casos de trauma bucomaxilofacial deverão ser encaminhados diretamente para o Serviço de Cirurgia Buco Maxilo Facial do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti ou Hospital Ouro Verde referências na área e onde serão realizados os atendimentos. Nos casos que não se caracterizam como traumatismos buco maxilofaciais, o munícipe poderá optar por dirigir-se dentro do período de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde na qual é cadastrado e será atendido por uma Equipe de Saúde da Família ou ao serviço de Pronto Atendimento Odontológico do Pronto Socorro Sérgio Arouca (PA Campo Grande) que funciona todos os dias, incluindo sábados e domingos das 16 as 22 hs .

 

Fluxograma dos atendimentos de urgência

CRITÉRIOS / CASOS CLÍNICOS DE ATENDIMENTO À S URGÊNCIAS

- Pacientes com dor orofacial

- Pacientes com traumatismo dento alveolar

- Pacientes com infecções odontogênicas graves que necessitem intervenção clínica.

- A consulta de urgência é diferente das consultas odontológicas de rotina realizadas nas UBSs , visa a resolução pontual do agravo/ problema que motivou a busca por atendimento, na anamnese e exame do paciente busca-se primordialmente informações para a escolha da conduta a ser realizada.

- O exame clínico na consulta de urgência deverá focar prioritariamente aspectos sobre a patologia que motivou o atendimento, não deixando de observar aspectos relevantes de saúde do paciente.

- Em relação a busca do diagnóstico final de cada caso , além das características clínicas, devem ser utilizados os testes de vitalidade pulpar, pressão e percussão, exames complementares também devem ser realizados sempre que necessários como tomada de radiografias periapicais.

- As condutas clínicas devem seguir este Protocolo de atendimentos de urgência odontológica vigente, porém espera-se que prevaleça o bom senso profissional diante dos diferentes casos que o serviço receber.

 

Voltar a página de Como usar os Serviços do SUS em Campinas