Vigilância Epidemiológica

Aids

Informações Gerais


Primeiro de dezembro é o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. No mundo todo, ele tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a AIDS e mobilizá-las para as ações de combate à infecção pelo HIV (o vírus da AIDS).

Desde 1988, a cada ano é escolhido um tema para o qual são direcionados os esforços de reflexão e ação em favor da solidariedade, da dignidade e do respeito aos infectados e doentes com AIDS, do estímulo à adoção de formas mais humanas de acompanhamento, tratamento, e de práticas de sexo mais seguro.

E o que a AIDS tem a ver com a família?

Por família entende-se não apenas relacionamentos de sangue, parceria sexual ou adoção. Família é um grupo muito mais amplo, cujos laços são baseados em sentimentos de confiança, apoio mútuo e destino compartilhado.

Com o crescimento e o avanço da epidemia no Brasil e no mundo, num futuro próximo, todo e qualquer agrupamento familiar poderá ter entre os seus uma pessoa com HIV ou AIDS. Saber como se proteger do vírus e como cuidar, dar carinho e apoio àqueles que estão doentes com AIDS é o nosso grande desafio.

Como se transmite a Aids?

O vírus da AIDS está presente no sangue e secreções sexuais.
No homem - esperma e líquido seminal presentes na ejaculação.

Na mulher - secreção vaginal e sangue menstrual, além do leite materno.

Para ser transmitido é necessário haver contato direto (entrada) do sangue e/ou secreções sexuais de um indivíduo infectado no corpo de outro, nas seguintes situações:

1. Relações sexuais
Nas práticas e sexo anal,vaginal ou oral.

2. Nas transfusões de sangue e seus derivados.

3. Nas práticas de compartilhar agulhas e seringas, especialmente no uso de drogas injetáveis. Materiais de acupuntura, tatuagens e outros objetos perfurantes ou cortantes.

4. Da mãe para o filho durante a gravidez, parto e amamentação.

Não há risco de transmissão:

No beijo social, abraços e aperto de mão.

No beijo na boca.
Não há registro no mundo de pessoas que se contaminaram com beijo na boca.

No convívio familiar.

No local de trabalho.

Na escola.

Nos transportes coletivos.

Nos sanitários, pias e piscinas.

No uso comum de pratos, talheres e copos.

Nas picadas de insetos.

Como saber se houve contaminação com o vírus da Aids?

Podem ser feitos testes específicos para saber se a pessoa está contaminada com o vírus da AIDS, principalmente se suspeitar que correu algum risco.

Procure um médico ou serviços de saúde para auxílio na realização dos testes.

Lembre-se: o teste deve ser realizado somente com o consentimento do interessado.

Como se previne a Aids?

Existem várias formas de você se prevenir da infecção por via sexual. Você pode dizer não às relações sexuais se você ainda não se sentir psicologicamente preparado ou optar por simplesmente não tê-las.

Você pode também manter relações sexuais com parceiro único, contanto que nenhum dos dois tenha se exposto a situações de risco.

Caso você não se sinta seguro (a) quanto a isso, use camisinha. Se você ou alguém da sua família precisar receber transfusão de sangue, exija que este tenha sido testado. Só utilize seringas individuais descartáveis ou esterilizadas. Essas mesmas recomendações servem para o uso de instrumentos pérfuro-cortantes (que entram em contato com o sangue) como o alicate de unha, a gilete, a navalha, agulhas de acupuntura, aparelhos de tatuagem etc. A mulher infectada ou doente com AIDS deve evitar a gravidez e a amamentação.

Como usar a camisinha

Guarde sempre sua camisinha em local protegido do calor e da umidade.
Use uma nova camisinha em cada relação sexual.

 Retire a camisinha da embalagem somente no momento do uso.

 Aperte o bico da camisinha até sair todo o ar.

 Encaixe a camisinha na ponta do pênis ereto deixando o bico do preservativo para o lado de fora.

 Desenrole o preservativo até a base do pênis.

Logo após a ejaculação, retire o pênis ainda ereto segurando a camisinha pelo anel para evitar o vazamento do esperma.
Removas a camisinha com cuidado, embrulhe em papel higiênico e jogue no lixo.

É só do vírus que devemos nos prevenir?

Até agora falamos da prevenção do HIV. No entanto, sabe-se que o apoio familiar contribui, e muito, para a garantia de boas condições psicológicas das pessoas infectadas pelo vírus. A família também desempenha um papel decisivo na sobrevida e na qualidade de vida dos doentes com AIDS. Portanto, é no grupo familiar, quando estamos entre as pessoas de quem gostamos e com as quais mantemos laços afetivos fortes, que temos a oportunidade de praticar o diálogo, o respeito, a compreensão e a solidariedade. Cada pessoa deve prevenir-se e ajudar a proteger seus familiares da infecção pelo HIV. Essa é uma responsabilidade que deve ser compartilhada por todos.

O DIA MUNDIAL DE LUTA CONTA A AIDS é o momento para a reflexão e mobilização para a ação. Prevenir a indiferença, a discriminação e a solidão é o que nós devemos fazer dentro de nossas famílias, para nos tornar uma grande família de pessoas envolvidas na luta contra a AIDS.

Retorna à página inicial sobre AIDS

Retorna à Listagem de Doenças de Notificação Compulsória