Vigilância Epidemiológica

Tuberculose

A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões. A doença é curável.  Anualmente são notificados cerca de 6 milhões de novos casos em todo o mundo, levando mais de um milhão de pessoas a óbito. O surgimento da aids e o aparecimento de focos de tuberculose resistente aos medicamentos agravam ainda mais esse cenário.

No Brasil, a tuberculose é sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem 4,6 mil mortes em decorrência da doença. O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo.

Nos últimos 17 anos, a tuberculose apresentou queda de 38,7% na taxa de incidência e 33,6% na taxa de mortalidade.  A tendência de queda em ambos os indicadores vem-se acelerando ano após ano em um esforço nacional, coordenado pelo próprio ministro, o que pode determinar o efetivo controle da tuberculose em futuro próximo, quando a doença poderá deixar de ser um problema para a saúde pública.

 

Informações Gerais (Comunidade)

Informações resumidas sobre a doença, sua transmissão, sintomas e prevenção.

 

Informações Técnicas (Profissionais de Saúde)

Guia de Vigilância Epidemiológica - Ministério da Saúde - Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS)

Ficha de Notificação

Boletim Epidemiológico - Tuberculose - março/ 2011

Propostas - Programa de Controle da Tuberculose - janeiro/ 2011

Informe Epidemiológico Tuberculose – Outubro de 2009

O SUS, A Tuberculose e a Rocinha

Agendamento da Prova Tuberculínica - 2015

Retorna a Listagem de Doenças de Notificação Compulsória