COMUNIDADE

Conheça alguns dos serviços da Secretaria Municipal de Saúde

COMUNIDADE

SUS - Campinas

Saiba como utilizar os serviços do SUS em Campinas, para marcação de consultas da atenção básica, consultas com especialistas, vacinação, acesso a medicamentos padronizados e especializados, urgência e emergência, controle de pragas e animais peçonhentos, entre outros.

Aplicativo que permite saber as opções de atendimento pelo SUS em Campinas para obtenção de consultas, procedimentos e exames especializados (mediante encaminhamento). Não inclui consultas básicas.

Através deste mapa é possível digitar seu endereço e saber a qual Centro de Saúde a área onde você reside deve procurar pelos serviços de saúde.

Obtenha orientações relativas ao Cadastramento de Estabelecimentos de Saúde (consultórios, clínicas, hospitais, etc.), fichas para preenchimento do Cadastro, manuais de orientação para o cadastro em papel ou digital, e os aplicativos para uso informatizado.

O Disque Saúde 160 Campinas é um serviço telefônico tarifado que atende chamadas pelo número 160 e por meio do qual o cidadão pode receber informações de saúde, orientações sobre os serviços disponíveis no SUS e agendar consultas nos Centros de Saúde em que está cadastrado.

Através deste link é possível obter maiores informações sobre a doença, a situação atual e assistir vídeo educativo da Campanha Campinas Contra a Dengue.

Veja aqui as informações para a regularização das empresas que atuam com produtos de interesse à saúde e as prestadoras de serviços de saúde, a obtenção de alvarás, os documentos necessários e a descrição e compreensão das diversas atividades.

Relação de medicamentos disponíveis nos Centros de Saúde Municipais.

Medicamentos de Uso Excepcional - conheça quais os medicamentos padronizados e as orientações e documentos necessários para a sua obtenção.

Veja as unidades da Farmácia Popular do Brasil existentes em Campinas e a lista de medicamentos disponíveis e os preços subsidiados praticados nas mesmas.

Vacinação - Conheça o Calendário Oficial de Vacinação e os locais onde receber a vacinação recomendada e os locais onde é disponibilizada a vacina contra a Febre Amarela.

A Ouvidoria da Saúde é um canal de comunicação entre a população e a Secretaria de Saúde, que busca identificar necessidades e distorções na área e dar andamento as manifestações apresentadas, sejam críticas, reclamações e/ou sugestões sobre os serviços prestados pela SMS.

Veja a relação de Centros de Saúde e procure o mais próximo de sua residência para obter atendimento em consultas e medicamentos da atenção básica, coleta de exames, e encaminhamento para especialistas. Cadastre-se no Cartão Saúde Cidadão.

O UVZ - Unidade de Vigilância de Zoonoses atua no Controle da Raiva Animal, de roedores e animais peçonhentos, identificação de vetores e animais peçonhentos, controle de quirópteros (morcegos) e em zoonoses emergentes, como a febre maculosa e a leishmaniose, entre outras.

Guia Prático Manual para Cuidadores Informais de Idosos
Conheça também os Cursos para Cuidadores de Idosos promovido pela CEPROCAMP pelo Fone: 3232-1340.

Como escolher um serviço de alojamento para idosos:

Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e Clínicas Geriátricas (Residências Geriátricas ou Casas de Repouso)

Boas Práticas na Manipulação de Alimentos para o Comércio Ambulante - Manual com as orientações básicas referentes aos cuidados na manipulação de alimentos.

SAMU 192 - Conheça melhor o Serviço de Atendimento Médico de Urgência em Campinas, dados e notícias sobre o mesmo e Como Solicitar Apoio para Eventos. Em casos de atendimento de urgências, disque 192.

O SAEC - Serviço de Atendimento à Pacientes Especiais e Crônicos atua no transporte de pacientes crônicos e restritos ao leito para consultas e exames e para procedimentos de hemodiálise, radioterapia, quimioterapia, fisioterapia, etc.

Obtenha informações sobre a Legislação Antifumo e conheça o Programa Municipal do Tabagismo e as unidades que oferecem o serviço para ajudar a parar de fumar.

Doe Sangue! Saiba como e quem pode fazer as doações.
Tire suas dúvidas sobre esta maneira formidável de ajudar a salvar vidas.

Doe Órgãos! Saiba como proceder para participar desta atividade humanitária, que um dia pode lhe ajudar e aos seus amigos e familiares

Certamente, uma das maiores preocupações dos pais é com relação aos cuidados que devem ser tomados para prevenção de acidentes. Aqui você encontra dicas importantes para evitá-los, pois:
Lembre-se: “Prevenir é o melhor remédio”. “Às vezes, o único”.

Os banners dispostos na primeira coluna da tabela ao lado são links para os serviços mais frequentemente procurados pela Comunidade.

 

18/08/2020