Prefeito anuncia novas medidas para controle da dengue

14/04/2014

Autor: -

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, e o secretário municipal de Saúde, Carmino Antônio de Souza, anunciaram na tarde desta segunda-feira, 14 de abril, reforço nas medidas para o controle da epidemia de dengue na cidade. As novas medidas focalizam principalmente a assistência à saúde da população. “Vamos dar atenção às pessoas que estão manifestando sintomas de dengue”, afirmou o prefeito. 

Entre as medidas, há por parte do governo Jonas Donizette a determinação de manter atualizados os números da dengue para que a cidade possa entender o quanto é importante a colaboração de todos no sentido de enfrentar a epidemia. Mais de 30% dos casos que a rede de saúde de Campinas vem atendendo são de pessoas oriundas de municípios limítrofes. Por isso, o prefeito irá a Pedreira participar da 148a Reunião do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano da Região Metropolitana (RMC) a ser realizada nesta terça-feira ,15 de abril, pela manhã, para pedir o empenho aos prefeitos da região para uma ação conjunta para enfrentar a epidemia de dengue. “Vou pedir o empenho deles para que, juntos, possamos ter condições de ampliar a assistência à população e também enfrentarmos essa situação”. 

Jonas Donizette vai pedir aos prefeitos da região que eles mantenham as informações atualizadas para ter a real dimensão da situação que Campinas tem enfrentado de forma precisa. 

Na área de assistência, está sendo proposta uma classificação especial da dengue - (estuda-se um crachá) - que identificará a pessoa com possíveis sintomas da dengue e faça o acolhimento e seja assistida. “A maior preocupação é cuidar da pessoas. Estamos no pico da epidemia, em que os casos vêm em grande quantidade nas unidades e, nesse momento, nosso maior compromisso é assistencial”, ratificou o secretário de Saúde. 

O prefeito também disse que autorizou Ordem de Serviço delegando ao secretário de Saúde a convocação de profissionais que atuam na gestão para auxiliar a rede no atendimento aos pacientes. Jonas Donizette aproveitou para fazer um agradecimento especial  aos profissionais de saúde “que estão se desdobrando para combater a questão da dengue que está assolando o nosso município e nossa região”.

Força Nacional e Exército 

O prefeito também pediu apoio à Força Nacional do SUS. Jonas Donizette já obteve uma resposta que Campinas receberá a visita de dois dias de técnicos do Ministério da Saúde, que vão fazer uma avaliação do quadro de dengue no município. A visita está marcada para os dias 22 e 23 de abril, mas o prefeito vai tentar antecipar a data. 

A ajuda da Força Nacional pode vir em três etapas: pode ser o apoio técnico, o apoio de profissionais ou também a questão da montagem de alguns hospitais tendas. Quem vai determinar o que será feito é o Ministério da Saúde por meio dessa visita técnica. 

O Exército disponibilizou 54 homens que vão colaborar com a colocação de telas em caixas d´água. O treinamento começou nesta segunda-feira e as ações em campo terão início na terça-feira, 15 de abril. O primeiro bairro a receber os soldados será o Jardim Cosmos, na região do Jardim Florence, região Noroeste.

Soro e mutirões 

A Prefeitura organizou uma megaoperação com medidas que incluem adaptações de unidades de saúde para garantir atendimento rápido e diagnóstico precoce. As medidas são o aumento de cadeiras para aplicação de soro, reforço da equipe, criação de novas salas para hidratação, reforço no estoque de soro e de medicamentos para os sintomas da dengue. Também estão sendo organizadas equipes complementares de orientação sobre a dengue. O horário do laboratório municipal para recebimento de hemogramas foi ampliado e os exames podem ser levados até 19h30 (anteriormente o horário limite era 16h30). 

Neste final de semana foi realizado o mutirão de limpeza na região Noroeste.

Além disso, foram intensificados os mutirões de cata-treco, limpeza de áreas públicas e beiras de córregos, a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) disponibilizou veículos para nebulização na região do Centro de Saúde Florence, área com maior número de casos. A nebulização começou na semana passada e se estenderá por um mês nos bairros Itajaí, Santa Rosa, Florence 1, Rossin, Florence II, Satélite Íris II e Satélite Íris III. 

Barão Geraldo

Na última sexta-feira, 11 de abril, a Prefeitura obteve de uma forma inédita uma liminar da Justiça, que permite a entrada de agentes de saúde em imóveis fechados, desabitados, abandonados ou com acesso não permitido pelo morador.  A Prefeitura vai planejar ao longo dessa semana quais as ações para trabalhar de acordo com a liminar e ter acesso a esses imóveis. As ações preveem primeiro a notificação dos proprietários, depois o trabalho conjunto de  agentes com apoio da Guarda Municipal e também a participação de equipe de filmagem e profissionais para abrirem o imóvel quando necessário. 

Essa ação começará pelo distrito de Barão Geraldo, no bairro Santa Isabel e na região da Cidade Universitária. Essa região é a segunda que mais preocupa a administração. A primeira região, e a mais afetada pela dengue, continua sendo a região Noroeste. 

Todas as medidas serão coordenadas pela Secretaria de Saúde com apoio das demais secretarias para acompanhar e facilitar as ações. “São medidas para  aumentar e implementar para reforçar ainda mais o atendimento à população”, disse o prefeito. 

São 5.016 casos confirmados de dengue. Esse número pode, a princípio, chegar a 7 mil porque 2 mil casos ainda não foram catalogados.  A Secretaria investiga seis óbitos – são quatro de Campinas e dois da região (Santa Bárbara d´Oeste e Hortolândia).


Crédito: Antonio Oliveira
Autoridades falaram sobre os cuidados para o controle da epidemia na cidade

Crédito: Antonio Oliveira
Participantes da coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira

Crédito: Antonio Oliveira

Volta ao índice de notícias