RMC terá campanha de conscientização contra dengue

15/04/2014

Autor: -

Durante a reunião dos Membros do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas, nesta terça-feira, 15 de abril, em Pedreira, a proposta de uma campanha regional de conscientização contra a dengue foi aprovada por unanimidade. O encontro foi mediado pela presidente da Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp), Ester Viana, e contou com a presença de prefeitos de toda a região.

A campanha será feita em espaços públicos, como escolas e centros de saúde, e também utilizando os veículos de comunicação. “Nós temos que fazer uma ação conjunta, já que o mosquito não tem divisas. Sabemos que cada prefeito está fazendo sua lição de casa, mas nós precisamos agir mais para chegar até as pessoas, para que elas nos ajudem na eliminação do vetor, principalmente dentro das casas”, afirmou Fernando Fiori de Godoy (PTB), presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (CD-RMC).

Ainda segundo Godoy, a proposta é que a campanha possa utilizar recursos do Fundocamp.

Após a abertura do encontro, o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, falou sobre a importância de um trabalho conjunto no combate à dengue, realizado por todas as cidades que fazem parte da RMC. Segundo o prefeito, a ação deve ser feita em duas frentes: combate ao foco da doença e assistência à população.

Jonas falou sobre as medidas que Campinas já tem tomado no combate à dengue, entre elas uma liminar que autoriza os agentes de saúde da Prefeitura a entrarem em qualquer imóvel desabitado, fechado, abandonado ou com acesso não permitido pelo proprietário. Ele lembrou, também, que é necessário um trabalho conjunto entre os municípios, já que Campinas faz divisa com várias cidades. “Campinas é uma cidade que faz divisa com vários municípios da região metropolitana e também é uma cidade que recebe todos os dias muitas pessoas da RMC, então é importante que cada município tome as medidas necessárias no combate à dengue”, afirmou.

O prefeito lembrou, ainda, que o tratamento da doença não é complexo, é basicamente feito com hidratação. “É importante que cada município busque fazer o tratamento daquelas pessoas que estão com a doença na cidade. Nós fizemos uma avaliação das pessoas atendidas e está havendo uma sobrecarga de pacientes da região nos nossos serviços de saúde. Neste momento que nosso sistema está sobrecarregado, é muito importante que cada município tenha o seu sistema de saúde voltado para o atendimento dos casos de dengue”, completou.

Durante o encontro, Jonas propôs a elaboração de um documento em nome da RMC solicitando apoio do Governo do Estado e do Governo Federal. “Todos nós, juntos, com nosso esforço e apoio das esferas estadual e federal, vamos conseguir combater a dengue”.

Projetos

Durante a reunião também foram debatidos projetos que beneficiem os municípios da RMC (Região Metropolitana de Campinas). Dentro do ‘Desenvolve São Paulo’, foi feita uma explanação sobre as linhas de financiamento para o setor público em investimentos de infraestrutura.

Na pauta também estavam o informe sobre o projeto de comunicação integrada de rádio; discussão sobre o projeto de mobilidade urbana; encaminhamento da moção enviada pela Câmara de Vereadores de Itupeva; deliberação sobre adesão dos projetos metropolitanos pelo município de Morungaba; informes sobre projeto de videomonitoramento para a RMC; e o aprovação do projeto da Re-Virada Cultura 2014 – assinatura do termo de compromisso.

Jonas se pronuncia

Prefeito conversa com participantes