Dengue - Serviços Públicos realiza megaoperação na região norte da cidade

25/04/2014

Autor: -

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos está realizando nesta sexta-feira e no sábado, dias 25 e 26 de abril, um amplo mutirão na região norte da cidade, beneficiando milhares de famílias. Além de deixar os locais limpos e com um visual mais agradável, a ação tem o objetivo de eliminar criadouros do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.

A megaoperação de manutenção envolve 750 homens e 205 caminhões, além de máquinas e equipamentos. O trabalho engloba várias frentes de trabalho para fazer os serviços de roçada e capinação de mato em canteiros de vias, praças e margens de córregos; operação cata-trecos; remoção de entulho e limpeza de boca de lobo, entre outras atividades.

Na relação de bairros beneficiados constam os Jardins São Marcos, Campineiro,Santa Mônica, Chapadão e as Vilas Esperança, Olímpia e San Martin. São bairros da área de cobertura da Administração Regional 4.

O balanço final do mutirão será divulgado no início da próxima semana. No entanto, a coordenação do trabalho informou que já foram limpos vários trechos e retirada dezenas de toneladas de entulho, mato, lixo, galhos e objetos.

Ação emergencial

Além desse mutirão, está em andamento desde o início do mês uma ação emergencial de limpeza dos córregos da região noroeste da cidade, como o trecho do Piçarrão que fica no Jardim Florence 2. O trabalho, com previsão de conclusão em 15 dias, envolve roçada do mato, retirada de entulho e de todo o tipo de lixo.

De acordo com os técnicos, as toneladas de entulho e objetos inutilizados pelos moradores degradam o meio ambiente e podem servir de criadouro do mosquito transmissor da dengue.

Crédito: Fernanda Sunega
Máquinas ajudam na remoção do mato

Crédito: Renata Sunega
Retirada de entulho previne a dengue