Campinas disponibiliza 167 postos de vacinação no "Dia D" contra gripe

25/04/2014

Autor: -

Campinas vai disponibilizar 167 postos de vacinação neste sábado, 26 de abril, em todas as regiões de Campinas, no Dia “D” de mobilização contra a gripe. Serão 95 postos fixos (inclui os Centros de Saúde) e 72 volantes. Para garantir o sucesso da estratégia, a Secretaria de Saúde vai mobilizar mais de 1,1 mil servidores. Para as ações de apoio e transporte das equipes, serão utilizados 128 veículos.

A campanha é nacional, acontece em todo o país, executada pelo Ministério da Saúde em parceria com estados e municípios.

A vacinação começa às 8 horas da manhã e vai até as 5 da tarde. Para tomar vacina, é preciso levar a carteira de vacinação ou um documento. As pessoas com doenças crônicas devem apresentar prescrição médica ou a receita no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos Centros de Saúde em que estão registrados, sem a necessidade de prescrição médica.

Neste ano, 242.725 pessoas integram o grupo prioritário. Durante a campanha, que se estende até o dia 9 de maio, serão vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais. A meta é imunizar 80% de cada grupo prioritário, com exceção dos doentes crônicos.

A dose da vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B), que estão em circulação nesta temporada.

Informações sobre os postos de vacinação podem ser consultadas no telefone 156 da Prefeitura. Os endereços também estão disponíveis na página da Secretaria de Saúde no endereço www.campinas.sp.gov.br/saude

A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Volta ao índice de notícias