Saúde divulga novos números da dengue

28/04/2014

Autor: -

A Secretaria Municipal de Saúde informa que o número de casos que são considerados como dengue em Campinas desde o dia 1º de janeiro até hoje (28 de abril) é de 17.136. Como os exames de sorologia não são mais realizados, a Secretaria notifica como dengue casos em que as pessoas apresentam os sintomas da doença. “Trata-se de uma medida preventiva para agilizar o tratamento e o cuidado com as pessoas”, disse o secretário de Saúde, Carmino Antônio de Souza.

No final de março, o número de casos acumulados desde janeiro era de 8.236. Subiu para 14.002 (70%) na divulgação feita no dia 17 de abril e chega a 17.136 (mais 23%) hoje. Os dados apontam para uma diminuição no ritmo de aumento dos casos notificados. É necessário esclarecer também que o número de casos registrados é o acumulado desde janeiro. “Não há 17 mil pessoas com dengue hoje em Campinas. Muitas dessas pessoas já foram tratadas e estão recuperadas”, afirmou Carmino.

Por região, os números são os seguintes:

Leste: 1.800 (10,5%)

Noroeste: 4.269 (25%)

Norte: 4.505 (26%)

Sudoeste: 3.552 (21%)

Sul: 3.010 (17,5%)

O número de casos registrados por mês é o seguinte:

Janeiro: 234

Fevereiro: 1.427

Março: 6.575

Abril: 8.900 (até hoje, 28/04)

Entre moradores de Campinas, quatro casos de morte seguem em investigação. Dois casos foram descartados e uma morte foi registrada (a mesma já divulgada anteriormente).

Sobre as ações que tem realizado no enfrentamento da dengue, a Prefeitura de Campinas informa que já visitou, desde o ano passado, 120 mil imóveis para retirar criadouros do mosquito da dengue e para ações de educação, informação e mobilização social. A Administração Municipal também fez mutirões de limpeza em 200 bairros de todas as regiões da cidade, com ênfase no Campo Belo, no Campo Grande e no Ouro Verde.

Foram limpos 20 quilômetros de córregos, sendo que muitos deles não recebiam ações de limpeza havia dez anos. Além disso, a Prefeitura de Campinas, com autorização da Justiça, está entrando em imóveis fechados para eliminar focos da dengue, principalmente na região de Barão Geraldo.

Todo este trabalho resultou na retirada de 83 mil toneladas de entulhos que são potenciais criadouros do mosquito da dengue.

A Prefeitura já autorizou a contratação de 122 novos profissionais de enfermagem, recebeu mais 66 médicos estrangeiros e criou o programa Doutor de Plantão para aumentar o número de médicos nos prontos-atendimentos.

O trabalho de nebulização foi intensificado, com quatro máquinas e até dez equipes operando em diversas regiões da cidade.

Técnicos do Ministério da Saúde que estiveram em Campinas na semana passada disseram que é exemplar o trabalho feito pela Prefeitura no enfrentamento da epidemia.

É fundamental também que a população ajude no combate à dengue, eliminando em suas residências possíveis criadouros do mosquito que transmite a doença, denunciando áreas que acumulam lixo e evitando que detritos sejam despejados em áreas públicas.