Campanha de vacinação contra gripe será prorrogada até 23 de maio

09/05/2014

Autor: -

A campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada até dia 23 de maio, em Campinas e a Secretaria Municipal de Saúde reforça a chamada para que as pessoas incluídas nos grupos-alvo que ainda não tomaram sua dose procurem os Centros de Saúde para se vacinarem. A cobertura atingida desde o início da campanha, 22 de abril, foi de 48% do grupo prioritário, abaixo da meta de 70% estipulada pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o balanço divulgado nesta sexta-feira, 3 de maio, pelo Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), foram vacinados 9289 trabalhadores dos serviços de saúde, o que representa 27% do total e 29581 crianças de seis meses a menores de 5 anos, o equivalente a 50%. Entre os maiores de 60 anos, 71120 ou 52% receberam a dose. Já no grupo das gestantes, foram imunizadas 4690 ou 42% das mulheres. No total geral, que considera toda a população a ser atingida, foram aplicadas 116.365 doses, o que dá uma cobertura de 48%.

Neste ano, o grupo prioritário inclui crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.

Quem ainda não tomou a dose, pode procurar um dos 63 centros de saúde em toda cidade, além do Centro de Referência do Idoso (CRI). Para checar o horário de funcionamento de cada unidade, basta ligar no Serviço 156, da Prefeitura. As pessoas que possuem devem levar a carteira de vacinação. A falta do documento, no entanto, não impede o cidadão de tomar a dose. Neste caso, recomenda-se levar o RG. Portadores de doenças crônicas devem levar uma prescrição do médico ou, se o acompanhamento já é feito na rede pública de saúde, basta procurar o centro de saúde onde o seguimento é realizado.

A vacina é ofertada a grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ela é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos demonstram que a vacinação contribui para a redução de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.