Prefeitura de Campinas leva mutirão contra a dengue ao Jardim Florence

15/10/2014

Autor: -

O Jardim Florence, na região noroeste de Campinas, recebe nesta quinta-feira, dia 16 de outubro, um mutirão contra a dengue. A ação integra a ofensiva do município contra a doença deflagrada em agosto e foi planejada em conjunto pela secretarias de Saúde, Serviços Públicos e do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS). A Secretaria de Educação também atua como parceira.

A área a ser trabalhada tem aproximadamente 2 mil metros quadrados e fica às margens do Córrego Capivari, atrás do Centro de Saúde (CS) do bairro – o CS fica na rua Nelson ferreira de Souza, 292, Jardim Florence 2.

Para a execução dos trabalhos a Secretaria de Serviços Públicos vai utilizar seis caminhões, uma pá carregadeira e uma escavadeira hidráulica. A previsão é que sejam removidas 800 toneladas de entulhos somente nesta quinta-feira. Os materiais serão levados para a URM (Unidade Recicladora de Materiais).

A ação está prevista para ocorrer em etapas, sendo a primeira nesta quinta-feira e as próximas nos dias 23 e 30 de outubro, com possibilidade de ser estendida para todas as quintas-feiras de novembro.

Verde

Após a conclusão dos trabalhos, o local receberá ações de recuperação ambiental. Neste sentido, a SVDS já iniciou os procedimentos para incluir a área, localizada atrás do CS Florence, no Banco de Áreas Verdes (Bav) e, desta forma, por meio de compromissos ambientais firmados por terceiros, tranformar o espaço degradado em um parque de convivência arborizado e com equipamentos de lazer para a população. O córrego que passa pelo local também receberá melhorias, com a recomposição da mata ciliar.

Educação

A Secretaria de Educação também vai participar das atividades contra a dengue no Florence, por meio de ações nas escolas. O intuito é trabalhar com material teórico e também com ações de cuidado com o espaço das unidades de educação, de forma a torná-las livres de criadouros.

Ações em série

Este mutirão, com atividades intersetoriais, será o primeiro de uma série que, com o objetivo de prevenir a dengue e a chikungunya, prevê atingir áreas estratégicas da cidade, consideradas de risco para a proliferação de criadouros do mosquito que transmite as duas doenças.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a prevenção da dengue exige a mudança de comportamento da população e ações permanentes do poder público no sentido de eliminar criadouros. Com esta diretriz e para se antecipar ao período de calor e chuvas, quando a incidência da dengue é maior, desde agosto, a Prefeitura tem desencadeado uma série de ações, entre as quais:

Criação da Sala de Situação de Dengue, espaço que potencializa de forma intersetorial as ações de combate à doença. Participam deste fórum as Secretarias de Chefia de Gabinete, Saúde, Educação, Serviços Públicos, Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Recursos Humanos, Administração, além da Defesa Civil e da Sanasa;

Contratação de serviços complementares para as atividades de campo, especialmente para nebulização e telamento de caixas d´água. Todo o trabalho de nebulização e telamento de caixas d' água é indicado e supervisionado de acordo com áreas de risco e ocorrência de casos;

Trabalho intersetorial com a Secretaria de Educação, por meio de ações de educação, informação e mobilização social nas escolas. Para isto, foram capacitados todos os representantes das Naeds (Núcleo de Ação Educativa Descentralizada) e diretores de educação infantil e fundamental, que serão multiplicadores em seus territórios;

Intensificação do trabalho intersetorial com a Secretaria de Serviços Públicos para limpeza e organização da cidade, por meio de mutirões e remoção de criadouros;

Reforço na parceria com a Sanasa, para atuação, principalmente, em relação às caixas d´água e nas ações de mobilização social;

Capacitação das equipes das redes pública e privada de saúde no sentido de formar uma rede sensível e competente para suspeição, notificação, atendimento e acompanhamento dos pacientes. Capacitação, em parceria com a Sucen, de equipes de trabalho de campo;

Sensibilização das secretarias municipais e autarquias para a questão da dengue, no sentido de eliminação de criadouros nos equipamentos próprios da Prefeitura. Equipes da Defesa Civil foram capacitadas;

Revisão e adequação das estratégias de informação, comunicação e mobilização social;

Todas as ações para o controle do vetor da dengue têm impacto na prevenção da Chikungunya. As duas doenças são transmitidas pelo mesmo vetor – o mosquito Aedes.

Crédito: Arquivo PMC
Operação cata-treco