Prefeitura leva ação contra a dengue a diferentes bairros da cidade

17/10/2014

Autor: -

A Prefeitura de Campinas promove neste final de semana, dias 17 e 18 de outubro, ações de prevenção à dengue em diferentes bairros de Campinas, nas regiões Norte, Noroeste e Sudoeste do município. As atividades incluem mutirão de limpeza, remoção de criadouros, telagem de caixas d´água e trabalhos de educação e mobilização social. A estratégia aos finais de semana integra a ofensiva do município contra a doença, deflagrada em agosto.

Noroeste

Na região Noroeste, no Satélite Iris 1, entre 8h e meio-dia de sábado, equipes vão percorrer endereços em 20 quarteirões para telar caixas d´água. Também vão remover criadouros e orientar moradores sobre como tornar o ambiente livre de locais propícios para o mosquito transmissor.

Na ação, serão mobilizados pelo menos 45 homens. A Noroeste foi a região com a maior incidência de dengue em 2014.

Norte

Na região Norte, no sábado e no domingo, das 7h às 16h30, a Secretaria de Serviços Públicos promove um mutirão de limpeza nos bairros Vila Olímpia e Vila Esperança, áreas apontadas como prioritárias para as ações de prevenção à dengue. A atividade vai envolver equipes da Coordenadoria das Administrações Regionais (Coar), que vão atuar com seis caminhões e duas máquinas.

Sudoeste

Na região Sudoeste, no bairro Vida Nova, acontece neste sábado, das 9h às 14h, a '1ª Caminhada e Ação Socioambiental'. A atividade é coordenada pelo grupo 'Guardiões da Natureza', programa de educação ambiental da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS).

O evento integra o programa de Ação Comunitária Dengue/Meio Ambiente que será desenvolvido no bairro, com a participação da comunidade e organização do Centro de Saúde (CS) União dos Bairros, Conselho de Saúde, Centro de Integração e Cidadania (CIC) Vida Nova, SVDS, Vigilância Sanitária, Secretaria de Serviços Públicos e Ensino Social Profissionalizante (Espro).

O objetivo é conscientizar a população sobre os problemas ambientais locais, como o descarte inadequado de resíduos em terrenos e córregos, queimadas e outros que podem ser evitados com a mudança de atitude dos moradores. O ponto de encontro será o Centro de Integração da Cidadania, na rua Odete Therezinha Octaviano Santucci, 92.

Além da caminhada, um terreno que atualmente é utilizado como 'lixão' pela população será limpo e revitalizado com o plantio de 35 mudas de árvores, além de plantas ornamentais.

As pessoas que participarem das ações contarão, ainda, com atividades de lazer como apresentação circense, hip hop, jiu jitsu, oficina de brinquedos e outros.

Crédito: Arquivo PMC
Mutirões de limpeza ajudam a eliminar criadouros do mosquito

Crédito: Arquivo PMC
Caminhões trabalham para retirar mato e entulhos