Ações de prevenção à dengue abrangem diversos bairros no final de semana

20/10/2014

Autor: -

A Prefeitura de Campinas promoveu neste final de semana, dias 17 e 18 de outubro, ações de prevenção à dengue em diferentes bairros de Campinas, nas regiões norte, noroeste e sudoeste do município. As atividades incluíram mutirão de limpeza, remoção de criadouros, telagem de caixas d'água e trabalhos de educação e mobilização social. A estratégia aos finais de semana integra a ofensiva do município contra a doença, deflagrada em agosto. Durante a semana, os trabalhos continuam em toda a cidade.

Nesta segunda e terça-feira, 20 e 21 de outubro, a ação será na região leste. Os 45 profissionais irão atuar na remoção de criadouros, telagem de caixas d'água e nebulização no Jardim Miriam, local com transmissão neste momento.

Balanço

Na região noroeste, no Jardim Satélite Íris 1, entre 8h e meio-dia de sábado, 45 homens foram mobilizados e percorreram cerca de 20 quarteirões para telar caixas d'água. Eles também removeram criadouros e fizeram o trabalho de orientação a moradores sobre como tornar o ambiente livre de locais propícios para o mosquito transmissor. A Noroeste foi a região com a maior incidência de dengue em 2014.

Na região norte, no sábado e no domingo, das 7h às 16h30, a Secretaria de Serviços Públicos promoveu um mutirão de limpeza nos bairros Vila Olímpia e Vila Esperança, áreas apontadas como prioritárias para as ações de prevenção à dengue. A atividade envolveu equipes da Coordenadoria das Administrações Regionais (Coar), que atuaram com seis caminhões e duas máquinas. Foram recolhidas 480 toneladas de entulho nos dois dias.

Na região sudoeste, o bairro Vida Nova, recebeu a 1ª Caminhada e Ação Socioambiental, das 9h às 14h, da qual participaram cerca de 100 pessoas. A atividade é coordenada pelo grupo 'Guardiões da Natureza', programa de educação ambiental da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

O objetivo é conscientizar a população sobre os problemas ambientais locais, como o descarte inadequado de resíduos em terrenos e córregos, queimadas e outros que podem ser evitados com a mudança de atitude dos moradores.

O evento integra o programa de Ação Comunitária Dengue/Meio Ambiente que será desenvolvido no bairro, com a participação da comunidade e organização do Centro de Saúde União dos Bairros, Conselho de Saúde, Centro de Integração e Cidadania (CIC) Vida Nova, Secretaria do Verde, Vigilância Sanitária, Secretaria de Serviços Públicos e Ensino Social Profissionalizante (Espro).

Além da caminhada, um terreno que era utilizado como lixão pela população foi limpo e revitalizado com o plantio de 35 mudas de árvores, além de plantas ornamentais. As pessoas que participarem das ações contaram, ainda, com atividades de lazer como apresentação circense, hip hop, jiu jitsu, oficina de brinquedos e outros.

“Esse tipo de evento, com o envolvimento da comunidade, é importante para que todos se responsabilizem pelos seus espaços e pelos espaços coletivos, pelas áreas públicas, fazendo o descarte correto de material e mantendo os locais limpos e preservados”, disse a coordenadora responsável pelo programa de Dengue da Visa Sudoeste, a médica veterinária Mayana Valinhos Tomás. A Sudoeste foi a terceira região com a maior incidência de dengue em 2014.


Crédito: Gustavo Nunes
Evitando criadouros

Crédito: Gustavo Nunes
Plantio de mudas

Crédito: Gustavo Nunes
Conscientizando os pequenos

Volta ao índice de notícias