Secretarias municipais se unem e ampliam prevenção à dengue

22/10/2014

Autor: -

A Prefeitura de Campinas promove, ao longo desta semana, mais uma bateria de ações de prevenção à dengue. São trabalhos estratégicas na ofensiva contra a doença no período que antecede os meses de calor e as chuvas, quando a ocorrência da doença se intensifica.

As atividades contemplam todas as regiões da cidade e incluem mutirões de limpeza, nebulização, remoção de criadouros, telagem de caixas d´água e trabalhos de educação e mobilização social.

Jardim Fernanda

Nesta quarta-feira, 22 de outubro, 15 profissionais trabalharam na região Sul, na telagem de caixas d’água e vertedouro (ladrão) nos bairros da área de abrangência do Centro de Saúde do Jardim Fernanda. Os técnicos também promoveram busca ativa e remoção de criadouros.

Jardim Itatiaia

Também nesta quarta-feira, dia 22, no Bairro Vida Nova, região Sudoeste, equipes trabalharam na remoção de criadouros.

Jardim Florence

No Jardim Florence, na região Noroeste, acontece nesta quinta-feira, dia 23 de outubro, a segunda etapa do mutirão de limpeza numa área de aproximadamente dois mil metros quadrados que fica às margens do córrego Capivari, atrás do Centro de Saúde (CS) do bairro – o CS fica na rua Nélson Ferreira de Souza, 292, Jardim Florence 2.

A ação começou na quinta-feira da semana passada, dia 16, quando foram removidas 600 toneladas de resíduos, que poderiam se constituir em criadouros do mosquito. Na próxima quinta-feira, dia 30 de outubro, ocorre a terceira fase. Ainda existe a possibilidade dos trabalhos serem estendidos para todas as quintas-feiras de novembro.

O mutirão foi planejado em conjunto pelas secretarias de Saúde, Serviços Públicos e do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS). A Secretaria de Educação também atua como parceira.

A previsão é de que, neste dia 23, sejam removidas mais 800 toneladas de entulhos. O material será levado para a URM (Unidade Recicladora de Materiais).

Jardim Míriam

Ainda nesta quarta-feira, 22, e na quinta-feira, dia 23, ações de bloqueio químico ocorrem no Jardim Miíiam, na região Leste. Na quinta-feira, 23, cerca de 20 pessoas farão nebulização na região do Capivari, Sudoeste da cidade.

As regiões Noroeste e Norte terão remoção de criadouros na mesma data.

Na região Sul, será feito levantamento larvário – que afere a infestação do mosquito da dengue e direciona as ações - nos bairros da área de abrangência do CS Orosimbo Maia, e busca ativa, com remoção de criadouros, no Jardim Itatiaia.

Vida Nova

Ainda na região Sudoeste, o bairro Vida Nova II também receberá ações de nebulização no dia 24, sexta-feira. Já o Parque Ipiranga terá o trabalho de remoção de criadouros com caminhão.

Neste mesmo dia, um grupo de 24 pessoas trabalhará na região Noroeste, que teve a maior incidência de dengue em 2014. A equipe colocará telas em caixas d’água e vertedouros, além de ações de bloqueio e remoção de criadouros

Santa Cândida

No sábado, dia 25, 45 homens estarão mobilizados na região Leste, das 8 às 12h, para telagem de caixas d’água e vertedouros no Jardim Santa Cândida.

As ações em série contra a dengue em todas as regiões da cidade integram a ofensiva do município contra a doença deflagrada em agosto. Os trabalhos ocorrem em localidades apontadas a partir de critérios técnicos pela Secretaria de Saúde. Os trabalhos são intersetoriais, em conjunto com várias secretarias municipais, especialmente a Secretaria de Serviços Públicos, responsável pela limpeza e manutenção da cidade.

Crédito: Fernanda Sunega
Remoção de resíduos de construção é um dos principais trabalhos

Crédito: Fernanda Sunega
Limpeza de córrego tem destaque na programação