PMC remove 1,3 mil toneladas de entulhos em ação contra a dengue

24/10/2014

Autor: -

Mais de 1,3 mil toneladas de entulhos foram removidas de uma área no Jardim Florence, região Noroeste da cidade, nos últimos quinze dias, numa operação contra a dengue. O terreno tem aproximadamente 2 mil metros quadrados e fica às margens do córrego Capivari, atrás do Centro de Saúde (CS) do bairro – o CS fica na rua Nelson ferreira de Souza, 292, Jardim Florence 2.

A ação integra a ofensiva do município contra a doença e foi planejada em conjunto pela secretarias de Saúde, Serviços Públicos e do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS). A Secretaria de Educação também atua como parceira.

Os materiais, que podem se constituir em criadouros do mosquito da dengue, estão sendo levados para a URM (Unidade Recicladora de Materiais), onde terão a destinação correta. A limpeza da área, promovida por equipes da Secretaria de Serviços Públicos, deve ser concluída em quinze dias.

O mutirão no Florence é o primeiro de uma série que vai contemplar, em todas as regiões da cidade, áreas de risco para a dengue. São locais que acumulam resíduos domésticos, entulhos e todo tipo de material que pode se tornar criadouro do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.

Neste caso do Florence, após a conclusão dos trabalhos, o espaço degradado receberá ações de recuperação ambiental. Para isto, a SVDS vai incluir área no Banco de Áreas Verdes (Bav) e, por meio de compromissos ambientais firmados por terceiros, vai transformar o local em um parque de convivência arborizado e com equipamentos de lazer para a população. O córrego que passa pelo local também receberá melhorias, com a recomposição da mata ciliar.

Santa Cândida

Neste sábado, dia 25, das 8h ao meio-dia, o bairro Santa Cândida, na região Leste de Campinas, também recebe as equipes que atuam contra a dengue. Cerca de 50 profissionais vão fazer telagem de caixas d´água em 15 quarteirões, onde estão localizados 450 imóveis.

Os reservatórios de água sem cuidado, com frestas ou sem tampas, são os principais criadouros de dengue neste período de estiagem. Além das ações de telagem, os técnicos da Saúde orientam moradores sobre como cuidar dos recipientes para evitar a proliferação de mosquitos.

Crédito: Arquivo PMC
Espaço degradado receberá ações de recuperação ambiental