Dia de Finados reforça ações preventivas contra a dengue nos Cemitérios

28/10/2014

Autor: -

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio da Vigilância em Saúde Sul, reforçou os trabalhos de prevenção e controle da dengue no Cemitério da Saudade , como preparação para o Dia de Finados, em 2 de novembro. O Cemitério fica localizado na Praça Voluntários de 32, s/nº, no bairro Swift.

As atividades começaram no dia 27 de outubro e seguirão nos dias 29 e 30 de outubro e 3 de novembro. O esforço envolve atividades educativas no Cemitério, considerado um ponto de risco para a doença por possuir jazigos com vasos e floreiras que acumulam água e propiciam a proliferação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti. Existem no local, segundo a Setec, cerca de 40 mil vasos e floreiras.

Os trabalhos começaram às 8 horas da manhã do dia 27 de outubro. Profissionais do Centro de Saúde (CS) Santa Odila e da Visa Sul fazem o trabalho de abordagem de visitantes, entregam folhetos e material educativo, orientam e tiram dúvidas.

Além disso, foram colocados cartazes em locais estratégicos. A iniciativa se repetirá nos dias 29 e 30 de outubro e 3 de novembro. No sábado, dia 8 de novembro, 45 pessoas participarão de um mutirão para a retirada e inviabilização de criadouros.

Segundo a bióloga Heloísa Malavasi, coordenadora do Programa de Dengue da Visa Sul, a Prefeitura tem reforçado os trabalhos de combate à doença nos cemitérios, principalmente poucos dias antes, durante e após o Dia de Finados, quando os locais recebem maior número de pessoas.

“Encontramos muitos vasos descartáveis e recipientes de plástico, que podem se tornar potenciais criadouros de dengue. A remoção rápida desse material é imprescindível”, informa.

A coordenadora orienta à população que, na medida do possível, use vasos com terra ou flores artificiais para evitar o acúmulo de água. Os cemitérios são considerados imóveis especiais por receberem milhares de pessoas, principalmente por ocasião de Finados.

Tradicionalmente, a visitação em homenagem e lembrança aos mortos começa no dia 30. Somente no Cemitério da Saudade, são esperados, no Dia de Finados, 50 mil pessoas. Desde o dia 30, nos três cemitérios municipais – Saudade, Nossa Senhora da Conceição/Amarais e Cemitério de Sousas – devem passar 140 mil pessoas.

Amarais

No Cemitério dos Amarais, situado na avenida Aladino Selmi, antiga Estrada dos Amarais, equipes da Vigilância em Saúde Norte vão propagar informações sobre a dengue e sobre o risco que representam copos ou flores com água depositados no local. Materiais educativos serão distribuídos.

Segundo o biólogo Ovando Provatti, coordenador de dengue da Visa Norte, embora o Amarais não seja um cemitério com vasos, as pessoas mantêm a tradição de depositar este tipo de recipiente – copo e embalagens de flores. “E qualquer vasilha, embalagem, recipiente que mantenha água parada, principalmente no período de estiagem, contribui para a proliferação do mosquito. Então, a orientação é eliminar este tipo de recipiente”, diz.

Crédito: Arquivo PMC
Cemitério da Saudade também se previne contra a dengue

Crédito: Arquivo PMC
Limpeza ajuda a evitar os criadouros do mosquito