Cohab inicia ações de combate à dengue e chikungunya

03/11/2014

Autor: -

A Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas) iniciou, nesta segunda-feira, 3 de novembro, as ações de combate aos mosquitos transmissores da dengue e da chikungunya. A campanha foi lançada no mês passado pela Secretaria Municipal de Saúde.

A ação mobilizadora visa envolver todos os funcionários e colaboradores da empresa no sentido de impedir a proliferação de criadouros dos mosquitos Aedes aegypt, transmissor da dengue e da chikungunya.

O grupo de trabalho nomeado para conduzir as ações percorreu a área externa da sede da companhia para localizar, fotografar e relatar ao departamento administrativo a situação de possíveis criadouros. Na sequência, além da sede da empresa e almoxarifado, serão visitados todos os imóveis de propriedade da Cohab-Campinas, localizados nos diversos conjuntos habitacionais espalhados pela cidade. Após esse trabalho, o setor vai se encarregar de promover todas as ações necessárias à eliminação dos possíveis focos que forem detectados.

Os demais funcionários e colaboradores também serão encorajados a participar da campanha vistoriando seus locais de trabalho, denunciando as situações de risco identificadas, levando essa prática para suas casas e comunidades.

De acordo com o coordenador do grupo de trabalho da Cohab-Campinas, o desenhista projetista júnior, Leandro Rosalem Ferreira, nenhum foco foi detectado nessa primeira avaliação. “Aqui na sede da empresa está tudo em ordem, vamos ver agora como está a situação nos outros imóveis”, afirmou.

Foram confirmados 337 casos da chikungunya no Brasil, até o dia 17 de outubro. Quanto à incidência da dengue no município, uma análise feita mês de junho deste ano, contabilizou cerca de 40 mil casos confirmados da doença.

Prevenção

As principais formas de combate à dengue e à chikungunya são as mesmas:

- Evite o acúmulo de água limpa e parada

- Encha pratinhos e suportes de plantas com areia

- Evite o acúmulo de água em calhas, pneus, latas e garrafas

- Mantenha fechados os vasos sanitários, lixeiras e caixas d'água. O vertedouro, mais conhecido como ladrão, deve estar telado

- As piscinas devem ser cobertas com lonas bem esticadas

- Ralos externos, canaletas para drenagem da água e fossos de elevador devem ser tampados;

- Recolha todos entulhos do seu quintal

Sintomas

Para se prevenir o ideal também é identificar precocemente os sinais e sintomas iniciais da doença que são febre alta, dor intensa, vermelhidão pelo corpo, dor de cabeça e vômitos. Ao identificar estes sintomas é indispensável a procura urgente por um serviço de saúde.


Crédito: Cohab
Todo cuidado é pouco

Volta ao índice de notícias