Ofensiva contra a dengue continua em Campinas

04/11/2014

Autor: -

Mais de 600 toneladas de materiais foram recolhidas nos dias 1 e 2 de novembro, sábado e domingo, pelo caminhão da Secretaria de Serviços Públicos, da Prefeitura de Campinas. A ação faz parte da ofensiva contra dengue e chikungunya no município, e continua em todas as regiões durante a semana, envolvendo várias secretarias. Além da remoção de criadouros, os trabalhos incluem telagem das caixas d'água, ações de campo de combate ao mosquito, como nebulização e retirada e inviabilização de criadouros e ações educativas.

Na segunda-feira, dia 3, profissionais atuaram no trabalho de telagem de caixas d’água e vertedouros (ladrão) na região Sudoeste. Dois caminhões fizeram remoção de materiais nas regiões Sul e Norte.

Nesta terça-feira, dia 4, os profissionais estão na região Norte e os caminhões nas regiões Sul e Norte.

Na quarta-feira, 5, os profissionais se dividem entre as regiões Noroeste e Leste. A primeira terá trabalho de nebulização e a segunda terá colocação de tela. Os caminhões estarão nas regiões Leste e Sudoeste.

Na quinta-feira, dia 6, as ações serão na Sudoeste, com nebulização, e na Sul, com colação de telas. Os caminhões percorrem as regiões Norte e Noroeste.

No dia 7, sexta-feira, haverá nebulização na região Leste e colocação de telas na região Noroeste. Os caminhões serão direcionados para as regiões Leste e Noroeste.

No sábado, 8, haverá uma operação especial de remoção e inviabilização de criadouros no Cemitério da Saudade, região Sul.

Serviço 156

Desde a última quarta-feira, 29 de outubro, a ofensiva passou a contar com o reforço importante do Serviço 156, linha direta de comunicação entre sociedade e Administração municipal. Todos os cidadãos cadastrados no sistema estão recebendo material educativo sobre dengue e chikungunya. São 46 mil pessoas.

A adesão do 156 à campanha atende à diretriz do Programa Municipal contra a Dengue/Chikungunya de ampliar a intersetorialidade no combate às duas doenças. As ações neste período interepidêmico são fundamentais para a prevenção antes do período de sazonalidade - as estações de chuva e calor.

Outros órgãos do governo também reforçaram suas ações de combate, como a Sanasa, que acaba de lançar uma campanha de educação e mobilização social com foco nas caixas d´água. Esses recipientes, quando mantidos sem os devidos cuidados (abertos ou com frestas ou rachaduras), constituem-se em criadouros do mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus da dengue e da chikungunya.

As ações de comunicação da empresa ainda incluem atividades em tendas itinerantes, com monitores que vão mostrar como cuidar da caixa d´água para que não se torne criadouro. A Sanasa também desencadeou trabalho de telagem de caixas d´água em todos os próprios públicos municipais, com substituição dos reservatórios, caso necessário. São 900 equipamentos públicos.