Prefeitura lança Workshop para Enfrentamento da Dengue e Chikungunya

14/11/2014

Autor: -

A Prefeitura de Campinas lançou na manhã desta sexta-feira, 14 de novembro, o "Workshop Intersetorial de Comunicação e Mobilização Social para o Enfrentamento da Dengue e Chikungunya", no Hotel Nacional Inn. A abertura contou com a participação dos secretários chefe de Gabinete Michel Abrão Ferreira; de Saúde, Carmino Antônio de Souza; de Cultura, Ney Carrasco; do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério de Menezes; de Educação, Júlio Moreto; o presidente da Sanasa, Arly de Lara Romêo, e, representando o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Dimas Paulella, Paulo Camargo.

O objetivo do workshop é buscar novos parceiros formadores de opinião sobre as doenças, dialogar com instituições e grupos que desenvolvam estudos e trabalhos na área de educação e mobilização social, incorporar novos conceitos nas ações educativas e investir no conceito de intervenções urbanas, subsidiar a construção de dispositivos de comunicação e mobilização social. O evento, voltado a profissionais de todas as secretarias e de comunicação, contou com palestras e oficinas.

A presença de diversos secretários da Prefeitura demonstra a proposta de intersetorialidade do governo para tratar o assunto e para o enfrentamento das doenças. O chefe de Gabinete ressaltou que o governo está empenhando todos os esforços para que a cidade vença essa batalha. "Esse evento de hoje nasceu na Sala de Situação de Dengue, um grupo que se reúne semanalmente para discutir sobre as ações que devem a ser feitas por cada uma das secretarias", disse Abrão.

O secretário de Saúde ressaltou que o grande objetivo do encontro é discutir a comunicação e formas de engajar a comunidade no enfrentamento da doença. "Esse é um desafio não só para a nossa cidade, mas para toda região. Por isso, precisamos conscientizar da importância de não deixar o mosquito nascer", disse Souza.

Menezes salientou que sua secretaria está buscando agilizar as licenças para que a Secretaria de Serviços Públicos possa atuar nos córregos, além de contratar espetáculos para o uso racional de água e dengue, que serão apresentados nas instituições de ensino a partir do próximo ano.

"A cultura tem uma grande contribuição a dar para as campanhas de utilidade pública. Hoje elas são muito objetivas, mas às vezes é necessário engajamento da população e a cultura pode fazer esse trabalho e ajudar a engajar a população", afirmou Carrasco.

O secretário de Educação também ressaltou a importância da intersetorialidade. "Sempre dizemos que a educação pode transformar a sociedade. Mas a educação sozinha não consegue mudanças profundas, é preciso que hajam outros parceiros. Por isso, o Prefeito acertadamente tem cobrado soluções integradas de todas as áreas", disse. A Educação tem mobilizado as escolas, colocado as fanfarras nas ruas na "Marcha Contra a Dengue", realizado oficinas de conscientização, entre outras ações.

A Sanasa também ressaltou o envolvimento de todos os profissionais da autarquia no combate à dengue. "São várias frentes de trabalho, nove ações da Sanasa, estamos juntos nessa campanha que precisa ser feita com determinação", afirmou o Romêo.

Crédito: Fernanda Sunega
Carmino dá entrevista