Serviços Públicos leva megaoperação contra Dengue ao Jardim Bassoli

17/11/2014

Autor: -

A Secretaria de Serviços Públicos, dentro da programação do Mês D contra a Dengue, inicia nesta terça-feira, dia 17 de novembro, uma megaoperação de limpeza com o objetivo de combater os criadouros do mosquito da dengue, o Aedes aegypti.

O trabalho vai mobilizar 200 pessoas, que vão atuar com 30 equipamentos de grande porte nos bairros jardim Bassoli, jardim Sírius, jardim Florence e Parque Floresta-II, localizados na região do Ouro Verde (sudoeste da cidade).

Segundo o engenheiro sanitarista da Secretaria de Serviços Públicos, Paulo Henrique da Silveira Camargo, a operação vai ocorrer de forma simultânea nos bairros programados. Porém, uma área no Jardim Bassoli vai exigir um trabalho mais criterioso devido às condições do terreno.

“Trata-se de uma área com extensão de cerca de 500 metros, muito degradada pela erosão e onde teremos que abrir um acesso para possibilitar a realização da limpeza”, explica o engenheiro.

Segundo Paulo Henrique, a ação neste terreno vai consumir cerca de 15 dias de trabalho para remover a soma de mais de mil toneladas de resíduos descartados no local. “Após da limpeza, a Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável vai promover a recuperação ambiental da área, com plantio de mudas para evitar que ela volte a servir de ponto de descarte”, afirma, Paulo Henrique.

Todos os materiais, que são potenciais criadouros do mosquito da dengue estão sendo encaminhados para a URM (Unidade Recicladora de Materiais), o Aterro Sanitário ou para as Cooperativas de materiais recicláveis.

O mutirão no Jardim Bassoli e demais bairros da região do Ouro Verde faz parte de uma série que vai contemplar, em todas as regiões da cidade, áreas de risco para a dengue. São locais que acumulam resíduos domésticos, entulhos e todo tipo de material que pode se tornar criadouro do mosquito transmissor da dengue.

A série foi definida pela Sala de Situação de Dengue, espaço que potencializa de forma intersetorial as ações de combate à dengue e chikungunya. Participam deste fórum as secretarias de Chefia de Gabinete; Saúde; Educação; Serviços Públicos; Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Recursos Humanos; Administração; Comunicação; além da Defesa Civil e da Sanasa.


Crédito: Fernanda Sunega
De olho na água

Crédito: Fernanda Sunega
Análise de amostra

Crédito: Fernanda Sunega
Atrás de focos

Volta ao índice de notícias