Educação coloca fanfarras nas ruas para mobilizar comunidade contra dengue

17/11/2014

Autor: -

Para marcar o Mês D Contra a Dengue, promovido pela Prefeitura de Campinas, a Secretaria Municipal de Educação vai colocar nas ruas, a partir da próxima terça-feira, 25 de novembro, fanfarras de escolas municipais.

O objetivo é fazer um grande alerta sobre a doença, abordando o tema da maneira mais diversificada possível. As apresentações serão sempre no período da manhã.

A época oportuna para a prevenção da dengue é agora, no período que antecede os meses de calor e chuva, quando se dá a sazonalidade da doença – quando por conta das condições climáticas, há um aumento de casos. Historicamente, o pico da doença ocorre entre janeiro e maio.

“A Secretaria de Educação fará uma série de ações dentro da programação do mês de mobilização contra a dengue. A participação da pasta, que envolve professores, alunos e outros profissionais da área, integra o reforço na intersetorialidade promovido pela Prefeitura para a prevenção da doença”, disse o secretário de Educação interino, Julio Antonio Moreto.

Os alunos vão alertar a população para eliminar os locais de água parada, onde o mosquito transmissor se reproduz, e a receber os agentes comunitários de saúde. A ação foi planejada pela Sala de Situação de Dengue e vai ocorrer em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

A primeira escola a colocar a sua fanfarra na rua será a Emef João Alves dos Santos, no Jardim Boa Vista. Os alunos desfilam no dia 25. A marcha contra a dengue continua no dia seguinte, em duas regiões da cidade. Na região leste, os representantes da Emef Raul Pilla desfilam pelas ruas do Jardim Flamboyant, enquanto na região sul será a vez do corpo discente da Emef Violeta Doria Lins, na Vila Rica.

No dia 28, os moradores prestigiam os alunos da Emef Clotilde Barraquet Von Zuben. Ao mesmo tempo, a fanfarra da Emef Orlando Carpino, no Jardim Ouro Branco também sai às ruas. E para encerrar a marcha contra a dengue, no sábado, dia 29 de novembro, o recado será dado aos moradores dos bairros Jardim Aeroporto e Parque Valença, por meio dos alunos das Emefs André Tosello e Padre Leão Vallerie.