Ações intersetoriais marcam o Mês D Contra a Dengue em Campinas

17/11/2014

Autor: -

A Prefeitura de Campinas iniciou nesta segunda-feira, dia 17 de novembro, uma série de ações para marcar o Mês D Contra a Dengue. O objetivo da data é chamar a população para participar ativamente das ações de prevenção e controle da doença que, a partir de agora, também visam a prevenção da chikungunya, doença transmitida pelo mesmo mosquito da dengue.

Nas cinco regiões de abrangência da cidade, serão desenvolvidas ações em locais estratégicos, de grande concentração de pessoas, com o objetivo de fazer um grande alerta sobre a doença, abordando o tema da maneira mais diversificada possível.

Todas as ações para marcar a data foram planejadas a partir de discussões na Sala de Situação de Dengue, sobre coordenação da Chefia de Gabinete e com suporte técnico da Secretaria de Saúde. Outras secretarias municipais estão envolvidas, cada uma com ações nas suas áreas de atribuição, atendendo à diretriz de reforçar a intersetorialidade no controle da doença.

Na região norte de Campinas, agentes de saúde e agentes de controle ambiental promoveram, nesta segunda-feira, 17, trabalhos de casa em casa no Jardim Santa Mônica. As atividades foram no sentido de alertar a população para a prevenção da dengue, que depende do Poder Público, mas também requer a participação da população na eliminação dos criadouros.

Além das ações de informação, educação em saúde e mobilização social, foram removidos criadouros. Num segundo momento, serão desencadeadas limpezas de áreas públicas.

Nesta terça-feira, 18, as ações acontecem na Vila Padre Anchieta, no limite de Hortolândia com Sumaré. Também será realizada uma ação de telamento de caixas d´água na moradia da Unicamp.

Na quarta-feira, 19, acontece uma ação integrada na Vila Esperança, promovida pela Sanasa, em parceria com as secretarias de Saúde e de Serviços Públicos.

Segundo a Secretaria de Saúde, o Mês D visa chamar a atenção para a importância contínua do trabalho de dengue. A pasta informa que o trabalho de prevenção da dengue exige ações contínuas e a mobilização de gestores, da sociedade e da mídia. Cotidianamente, segundo o Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), as pessoas devem, em sua casa, na escola, em seus locais de trabalho e lazer, fazer as ações de prevenção. O mês de mobilização acontece neste sentido.

Crédito: Fernanda Sunega
Eliminando foco