Sanasa recolhe mais de 20 toneladas de entulhos no Dia D contra a Dengue

19/11/2014

Autor: -

Mais de 20 toneladas de entulhos como pneus, baldes, vasos sanitários e garrafas, entre outros possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, foram recolhidos na manhã desta quarta-feira, 19 de novembro, no bairro Vila Esperança, localizado na região Norte de Campinas. A ação, que marcou o 'Dia D contra a Dengue', contou com a participação de 50 voluntários da Sanasa, 12 agentes da Secretaria Municipal de Saúde e caminhões da Administração Regional – AR – 4 e da empresa de saneamento.

Durante a ação, promovida pela Sanasa em parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas, os voluntários verificaram possíveis criadouros do mosquito nas praças públicas e residências, e retiraram entulhos. Também distribuíram folhetos e adesivos da campanha oficial contra a dengue.

O coordenador da Assessoria de Imprensa da Sanasa e integrante do grupo contra a dengue, Marcos Lodi, elogiou a participação dos moradores na ação. “Eles demonstraram que estão interessados em contribuir para diminuir a incidência da dengue no bairro e no município”, observou.

Antônia Zeilma Pereira de Lima contraiu a dengue no final da gravidez. “Nunca vi uma doença tão cruel, fiquei muito mal”, relatou a moradora durante a visita de voluntários da Sanasa. Assim como ela, o irmão e a mãe também foram picados pelo mosquito Aedes aegypti. “Hoje faço a minha parte porque sei como é ruim, não deixo nada aberto, a água que eu pego da máquina para aproveitar no quintal deixo tampada ou uso no mesmo dia”.

A ação contou ainda com a participação do programa ‘Minha Escola na Sanasa’, que levou a peça ‘A Vida Bem Tratada’ à Escola Castinalta Barros Mello Albuquerque . Por meio de uma linguagem lúdica, os atores ensinaram aos 180 alunos como combater o agente transmissor da dengue. 

O 'Dia D contra a Dengue' no bairro Vila Esperança integrou uma ampla campanha iniciada no final de outubro em parceria entre a Sanasa e a Prefeitura de Campinas, com o objetivo de reduzir a incidência da doença em Campinas. Com o tema ‘Quem é amigo de Campinas, não economiza em cidadania’, as mensagens veiculadas nas emissoras de TV e rádio, jornais, outdoors e busdoors têm por objetivo conscientizar a população sobre a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti.

Eliminar os criadouros, trocar as caixas d´água velhas e armazenar água em caixas tampadas e sem frestas são algumas das mensagens transmitidas à população. A campanha orienta ainda a manter limpos as calhas, rufos e lajes, bem como eliminar criadores como vasos, plantas e garrafas com água, entre outros. Pneus devem ser guardados em locais cobertos para não acumular água parada.

Volta ao índice de notícias