Mutirão contra a dengue acontece na região sudoeste, nestas quinta e sexta

17/12/2014

Autor: -

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, promove nesta quinta-feira e sexta-feira, dias 18 e 19 de dezembro, mais um mutirão contra a dengue, desta vez na região sudoeste, numa área onde, desde agosto, foram confirmados 23 casos da doença. Na semana passada, nos dias 11 e 12 de dezembro, a ação aconteceu na região norte. 

Os mutirões contra a doença têm ocorrido de forma continuada no município, principalmente com o objetivo de eliminar criadouros do mosquito transmissor antes do período de maior ocorrência da dengue, entre janeiro e maio. 

A ação vai atingir os bairros Vila Aeroporto, Juciara, Filadélfia, DIC 6, Aeroaeroporto, Jardim Ouro Verde e Paraíso, todos próximos ao Aeroporto Internacional de Viracopos. Milhares de moradores serão beneficiados. 

Um contingente de 60 homens será mobilizado para os trabalhos, que incluem a remoção de entulhos que possam vir a se constituir em criadouros. Também serão atingidos estabelecimentos de reciclagem de materiais, onde todos os recipientes que não tenham utilidade serão levados pelas equipes para o aterro. Os proprietários ainda serão orientados sobre como dispor corretamente os materiais, de forma a promover um ambiente seguro, livre de mosquitos. 

Quatro equipes de cata-treco vão visitar os domicílios para a retirada de materiais como sofás velhos, fogões e outros de grande porte. Os moradores já foram avisados antecipamente para que possam se preparar e colocar na calçada para recolhimento tudo que não tenha mais utilidade.  

Áreas públicas, margens de rio e todo e qualquer local carente de limpeza será trabalhado.

 

Ação integrada 

Este arrastão na sudoeste integra a megaoperação contra a dengue iniciada pela Prefeitura em 4 de dezembro em bairros próximos ao Aeroporto. O trabalho foi definido pela Secretaria da Chefia de Gabinete do Prefeito em conjunto com a Secretaria de Saúde e conta com apoio das Secretarias de Educação; do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Serviços Públicos; além do apoio da Superintendência do Controle de Endemias (Sucen), órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde.

 

Chikungunya 

Todas as ações contra a dengue contemplam também a prevenção da chikungunya, doença transmitida pelo mesmo mosquito vetor da dengue. Portanto, as medidas de prevenção servem para as duas doenças.


Crédito: Divulgação
Conscientização nas escolas


Crédito: Divulgação
Um pouco de teatro para ajudar

Volta ao índice de notícias