Contra a dengue, 1,2 mil toneladas de entulho foram removidas em dezembro

13/01/2015

Autor: -

Em ações da frente de trabalho da Prefeitura de Campinas contra a dengue e chikungunya, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos encerrou o ano de 2014 com a retirada de 1.230 toneladas de entulho em cerca de dez bairros da região sudoeste da cidade, entre os dias 18, 19 e 22 de dezembro.

A iniciativa é importante na prevenção, já que implica no recolhimento de recipientes e de outros materiais que podem se constituir em criadouros do mosquito transmissor das duas doenças, o Aedes aegypti.

Estas e outras séries foram definidas pela Sala de Situação de Dengue, espaço que potencializa de forma intersetorial as ações de combate à dengue e chikungunya Participam deste fórum as secretarias de Chefia de Gabinete; Saúde; Educação; Serviços Públicos; Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Recursos Humanos; Administração; Comunicação; além da Defesa Civil e da Sanasa.

Além da remoção de resíduos, ocorrem roçadas de córregos e mato, arborização, corte de grama, poda e capinação, varrição, cata-treco, limpeza de bocas de lobo, além de vedação da caixas d'água e orientações aos moradores.

Cata treco

A operação cata treco, especificamente, terá prosseguimento nesta quarta-feira, 14 de janeiro, em cinco regiões da cidade. Barão Geraldo: Cidade Universitária 2, Guará, Jardim do Sol, Solar de Campinas; Administração Regional (AR) 9: Jardim Oliveiras, Jadrdim Amazonas, Vila Ipê, Vila Georgina, Jardim Antonio Von Zuben, Bairro da Conquista; Sousas: Imperial Parque, Jadrdim Conceição, Cohab Conceição, Parque das Hortências, Vila Santana 1 e 2, Arboreto dos Jequitibás, Vila Bourbon + Jardim Rosana, Vila Iório + Vila Sônia, Residencial Cândido Ferreira, Chácara Bela Vista; região sudoeste: Jardim Novo Campos Elíseos – parte 2, Jardim Santa Lúcia, Parque Residencial Vila União, Jardim Bordon, Jardim Márcia, Jardim Yeda, Vila Palácios, Vila Regina; região nordeste: Jardim Monte Alto, Chácara de Recreio Santa Fé, Chácara Recanto Colu8na Verde; Jardim Ipaussurama e Alto Jardim Ipaussurama.

A Secretaria de Serviços Públicos já estebeleceu todo o cronograma para a operação cata treco de 2015. Para saber quando seu bairro será beneficiado, o morador pode acessar o portal da Prefeitura de Campinas na internet (http://www.campinas.sp.gov.br), clicar no item “Administração” no topo da página, entrar em “Serviços Públicos” e, na lateral direita, acessar a caixa “Operação Catra Treco programação 2015”.

Como evitar

Para evitar a dengue chikungunya, é preciso não permitir a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Para isso, alguns cuidados são essenciais:

- Evitar acúmulo de água, latas, pneus e outros objetos. Os vasos de flores devem ter a água trocada a cada dois dias.

- As caixas d’água e outros recipientes usados para armazenar água devem ser vedados.

- Vasos sanitários que não estão sendo usados devem ficar fechados.

Foto: Guerra a criadouros
Crédito: Arquivo PMC